terça-feira, 14 de junho de 2022

O Dia Mundial do Ambiente e dos Oceanos

Estas efemérides são celebradas anualmente no mês junho e, por um lado, pretendem chamar a atenção para a ação climática, a ação na natureza e a ação na poluição, ao mesmo tempo em que incentivam a todos a viver de forma sustentável, por outro lado pretendem lembrar a importância dos oceanos no nosso quotidiano, enquanto «pulmões do planeta».
A Biblioteca Escolar também se associou a estas datas, realizando atividades nas diversas escolas do 1º ciclo do Agrupamento. Assim, promoveu hábitos saudáveis e despertou a consciência ecológica dos mais pequenos, através dos livros:
” Será o mar o meu lugar? “de Sarah Roberts e “O peixe arco-íris” de Marcus Pfister. Estas duas histórias, com ilustrações muito divertidas e apelativas, cativaram os alunos e levaram-nos a refletir nas atitudes que estão a adotar para com a defesa do nosso planeta/Ambiente.
Para apresentar a história do Tomé, o saco plástico, a BE contou com a colaboração do Clube Europeu do AEPBS, que sensibilizou os pequenos leitores para a preservação da biodiversidade dos mares.
Posteriormente, as turmas puseram à prova os dotes artísticos decorando peixes e sacos plásticos, expostos nas respetivas escolas, cantaram e dançaram músicas alusivas à temática.
Histórias sobre a generosidade e a bondade tornam a Terra mais sustentável, mais justa e ensinam-nos a proteger o Ambiente/Oceano.




Sem comentários: