quarta-feira, 29 de junho de 2022

1º e 2º Ciclos no Projeto ESCOLA A LER - AEPBS

Ao longo do ano, as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto ESCOLA A LER proporcionaram o contacto dos alunos dos 3º, 5º e 6º anos com conjuntos de livros diversificados, privilegiando-se as medidas “Leitura orientada”, “Vou levar-te comigo!” e “Equipas de Leitura”. Foram vários os livros lidos; Uma Aventura, Lendas do Mar, A Menina que detestava livros, O Senhor do seu Nariz e outras histórias, Abada de Histórias, Vamos contar um segredo, O ciclo do mel, Uma Questão de azul-escuro, O macaco do rabo cortado, O pássaro da cabeça, História com Reis, Rainhas, Bobos, Bombeiros e Galinhas e A Guerra do Tabuleiro de Xadrez», entre outros, que motivaram e estimularam para a prática regular e continuada da leitura e da escrita. Muitos alunos leram de modo autónomo, quando, por exemplo, no 1º ciclo, em sala de aula, terminaram uma tarefa, no intervalo ou em casa. No 2º ciclo as atividades foram promovidas na Biblioteca, orientadas pela professora bibliotecária e pelas professoras Raquel Coelho e Hermínia Cartagena.

Dinamizaram-se sessões de promoção da leitura, no 1º ciclo, em articulação com os docentes da turma e com recurso a estratégias motivadoras: fórum de leitura, leitura em voz alta, ilustrações (jornal e revistas) das obras, apresentação dos livros e dramatização de textos. No 2º ciclo, no que se refere à leitura orientada, a professora Raquel Coelho promoveu a leitura e escrita de poemas, sobre várias temáticas, com o 5ºD; em relação às equipas de leitura, a professora Hermínia Cartagena, promoveu a leitura expressiva de textos dramáticos, onde os alunos do 6º G se divertiram muito a representar várias personagens.

Está ainda a decorrer a atividade Leituras que Marcam, no âmbito da rubrica “Vou levar-te comigo!”, que consiste em criar uma ilustração sobre um livro que os alunos tenham requisitado e tenham gostado, para mais tarde fazer um marcador de livros.

Estas foram algumas das atividades, promovidas pela Biblioteca, que ajudaram a formar melhores leitores e que continuam a aproximar os nossos alunos dos livros e da leitura.

No próximo ano letivo continuaremos os nossos percursos literários!




Sem comentários: