terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Clube de leitura

Clube de leitura: Toca a ler!

As Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado, nomeadamente a da Escola Básica de Joane, a de Estalagem e da Escola Bernardino Machado deram início às atividades programadas para o Clube de leitura.

O Clube de Leitura surgiu de uma proposta do PNL, à qual as professoras bibliotecárias aderiram de imediato, inscrevendo os alunos interessados em participar. Em comum temos o gosto pela leitura, pelos livros e por partilhar opiniões.

Duas vezes por período, os membros do clube de leitura terão a oportunidade de falar sobre livros que leram, das sensações que experienciaram ou de conhecer e revisitar novos autores.

Pontualmente estará presente online um convidado surpresa, preferencialmente um autor que apresentará a sua obra ou um livro específico da sua autoria.

Na Biblioteca Bernardino Machado a primeira sessão foi dividida em dois grupos de alunos de 7º ano, para concentrarmos menos alunos, tendo como ponto de partida obras com a temática do Bullying em comum.

Em relação ao primeiro ciclo, houve grande agitação na biblioteca escolar, durante esta semana, tudo por causa do Clube de Leitura na Biblioteca, que contou com a participação da turma EBJ4C e EBE4, na atividade “Encontro em linha com escritora Fátima Effe”.

O encontro decorreu através da plataforma Zoom. Os alunos revelaram muito interesse e entusiasmo em partilhar as suas experiências de leitura. Demonstram igualmente curiosidade em relação ao percurso literário da escritora, em especial ao seu último livro: Os livros que gostam de contar histórias. Quer a escola Básica de Joane, quer a da Estalagem tiverem a oportunidade de colocar questões à escritora e de ficar a conhecê-la melhor.

Este encontro motivou de tal forma os alunos, que requisitaram, de imediato, as obras de Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês, que tem inspirado a escritora Fátima Effe.

Os Clubes de Leitura têm-se revelado iniciativas eficazes de fomento da prática da leitura, contribuindo para o crescimento dos hábitos de leitura e do prazer de ler, bem como para o desenvolvimento das competências leitoras.


Sem comentários: