sexta-feira, 5 de março de 2021

8 de março - Dia Internacional da Mulher

 A posição da mulher na sociedade atual

Projeto 3º N    

O exercício dos direitos das mulheres tem ficado muito aquém do que seria de esperar na sociedade evoluída do século XX, no entanto temos verificado que a sua posição na sociedade atual tem sido de maior impacto no acesso a lugares de decisão, mas continuam os casos de violência doméstica e ainda não são igualados os direitos entre os géneros. Acreditamos que ao longo dos anos a mulher vai ser mais respeitada e vai ter mais liberdade e igualdade.

 Antigamente, as mulheres eram muito desvalorizadas e vítimas só pelo simples facto de serem mulheres. A mulher décadas atrás tinha como função ser dona de casa onde fazia as lidas e cuidava dos seus filhos, enquanto o marido ia trabalhar para fora, e não tinha qualquer tipo de liberdade.

No entanto, a mulher deixou de direcionar a sua atenção e serviços exclusivamente para a casa e entrou no mercado de trabalho, o que mudou o comportamento social de uma forma geral. Agora, a mulher tem mais autonomia para fazer as suas atividades, sejam elas cuidar dos filhos, fazer as compras para a casa ou trabalhar. Contudo, infelizmente, ainda existem diferença entre homens e mulheres no mercado de trabalho, a nível salarial e, muitas vezes, a discriminação.

 No nosso ponto de vista a sociedade continua extremamente machista, mas atualmente pode-se observar que com o passar dos anos o papel da mulher na sociedade e no mercado de trabalho tem vindo a tornar-se cada vez mais significativo exercendo cada vez mais um papel de protagonista na sociedade, mas infelizmente ainda existem fatores que fazem com que a batalha pela igualdade e pela valorização da mulher seja constante e cada vez maior.

Curiosidades: Dia 8 de Março comemora-se o Dia Internacional da Mulher. O 8 de março celebra o Dia Internacional da Mulher, mas essa data não foi escolhida para presentear ou parabenizar as mulheres, e sim para mostrar a importância da luta pelos direitos e pela igualdade. É uma data de consciencialização.

Sem comentários: