domingo, 2 de novembro de 2014

Halloween na Biblioteca Bernardino Machado

A atividade Conta-me um Conto foi assustadora...os alunos do 6º G, acompanhados pela professora Maria dos Anjos Lima, ouviram o conto Marcelina e a Noite de Halloween, de Christel Desnzoinaux.
Desde há algum tempo, Portugal tem celebrado o Halloween, por isso a nossa Biblioteca comemorou o dia com a leitura deste conto, partilhando algumas curiosidades sobre o dia e algumas receitas com abóbora. 
Os alunos ficaram a saber que no calendário da Igreja cada dia tem o seu santo, no entanto, há mais santos do que dias do ano, por isso a Igreja Católica escolheu o dia 1 de Novembro para os honrar a todos. Daí ser "Dia de Todos os Santos". 
Também aprenderam de onde vem a palavra Halloween. É que Dia de Todos os Santos diz-se em inglês All Hallows Day, e Halloween é uma abreviatura de All Hallows Even - "Noite de Todos os Santos"!
Halloween, Dia de Todos os Santos e Dia de Finados (dos Mortos) passaram a fundir-se numa mesma tradição. Tudo isto se relaciona: os santos, a vida, a morte...
Em Portugal, no dia de Todos os Santos, as crianças saem à rua em pequenos grupos para pedir o "Pão por Deus". Passeiam assim pelas suas povoações e ao fim da manhã voltam com os seus sacos de pano cheios de maçãs, doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas, nozes e, às vezes, até dinheiro! Há povoações em que se chama a este dia, o "Dia dos Bolinhos".   




Sem comentários: