terça-feira, 29 de abril de 2014

Bernardino Machado


 Dia do patrono da Biblioteca
Bernardino Luís Machado Guimarães nasceu a 28 de Março de 1851 no Rio de Janeiro e faleceu no Porto, a 29 de abril 1944, com 93 anos. Passou a infância no Brasil até aos nove anos, quando a família se estabeleceu em Joane, concelho de Famalicão. Quando atingiu a maioridade optou pela nacionalidade portuguesa.
Em 1866 inscreveu-se na Universidade de Coimbra, em Matemática, tendo optado depois por Filosofia. Foi um brilhante aluno, tendo-se doutorado em Coimbra, onde foi professor.
Foi presidente da República Portuguesa por duas vezes. Primeiro, de 6 de agosto de 1915 até 5 de dezembro de 1917, quando Sidónio Pais, à frente de uma junta militar, dissolve o Congresso e o destitui, obrigando-o a abandonar o país.
Mais tarde, em 1925, volta à presidência da República para, um ano depois, voltar a ser destituído pela revolução militar de 28 de maio de 1926, que instituirá a Ditadura Militar e abrirá caminho à instauração do Estado Novo.
O nome atribuído a esta Biblioteca Escolar é o justo reconhecimento dos seus méritos enquanto escritor, político e pedagogo.

Sem comentários: