Às portas do 25 de Abril são várias as iniciativas levadas a cabo pela Biblioteca Bernardino Machado, em colaboração com o grupo de história e geografia de Portugal, destinadas a comemorar a revolução dos cravos.
À liberdade e aos direitos conquistados no 25 de Abril associamos a celebração do Dia Mundial do Livro.
Assim, expuseram-se trabalhos realizados pelos alunos:
Fez-se uma montra representando uma sala de aula do antigo regime:
Expuseram-se livros, imagens e poemas da época:
Passaram-se filmes como "Capitães de Abril", "Salazar, a vida privada". Destacaram-se revistas e jornais com notícias do 25 de Abril:
Dinamizámos o Workshop "Cravos de liberdade":
O momento alto desta “Semana da Liberdade” foi o debate "Conta-me como era e como foi", estabelecido entre alunos das turmas do 5º C, 5º H, 7ºB e alunas da Turma Sénior e alguns professores. Recordámos como eram os serões, as festas, o namoro, a escola, as bibliotecas e a vida em geral e comparámo-los aos hábitos atuais. Concluímos que a vida sem liberdade era difícil, mas que hoje, mesmo com liberdade, não é tudo um mar de rosas, e que ainda há muito a conquistar:
Ainda distribuímos marcadores com a letra da música "E depois do adeus."
O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor está em tudo relacionado com as conquistas de Abril, pois conquistou-se o direito à leitura livre. Este dia é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge.
Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca, um livro.
25 de Abril on PhotoPeach
Biblioteca Digital das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado: A Casa de Camilo (ESPBS); Bernardino Machado (EBBM); O Mundo da Imaginação (EBJ); O Mundo dos Sonhos (EBBM); O Mundo dos Livros (EBAM). Joane - Vila Nova de Famalicão
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário