A proteção dos Oceanos e do Mar é um tema de extrema importância no contexto global atual, especialmente devido aos desafios ambientais que enfrentamos. Por este motivo, os alunos da escola Básica de Agra Maior desenvolveram projetos que exploraram esta temática de forma a sensibilizá-los para a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular.
Assim, foram muitas as atividades realizadas pelas quatro turmas neste âmbito; o projeto “ O Mar começa aqui”, da rede Eco-Escolas que pretende trabalhar o tema da biodiversidade marinha e resíduos; visita de estudo ao Oceanário; exploração/dramatização das histórias: O beijo da palavrinha, de Mia Couto, Será o mar o meu lugar? de Sarah Roberts, A menina gotinha de água, de Papiniano Carlos, A Flor vai Ver o Mar de Alves Redol, livros essenciais para despertar a consciência ecológica dos mais pequenos; ilustração das histórias e criação de objetos simbólicos; pesquisas de informação; jogos lúdicos e didáticos; construção e divulgação de cartazes informativos sobre o tema; realização de atividades experimentais sobre a água; participação na Minifeira da Ciência.
Através destas atividades práticas e projetos, os alunos aprenderam sobre a biodiversidade marinha, o ciclo da água e os impactos das ações humanas, como a poluição marítima. Estas atividades não só enriqueceram o conhecimento científico das crianças, mas também promoveram a capacidade crítica como a resolução de problemas, a colaboração e criatividade. Além disso, desenvolvem uma ligação emocional com o ambiente marinho.
Assim, foram desenvolvidas as Aprendizagens Essenciais e do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória: relacionar ameaças à biodiversidade dos seres vivos com a necessidade de desenvolvimento de atitudes responsáveis face à natureza; reconhecer a existência de bens comuns à humanidade, nomeadamente a água e a necessidade da sua preservação; saber colocar questões sobre problemas ambientais existentes na localidade onde vive, nomeadamente relacionados com a água e os resíduos, apresentando propostas de intervenção.
Ao trabalhar a temática da proteção dos oceanos e do mar, na escola, especialmente com alunos do 1º ciclo, é uma estratégia poderosa para formar cidadãos informados e responsáveis. É um investimento na preservação do nosso planeta, garantindo que as futuras gerações estejam preparadas para proteger e valorizar os recursos naturais essenciais para a vida na Terra.
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