A poesia, tanto escrita quanto oral, desempenha um papel crucial na formação dos alunos, numa fase inicial da educação. É fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem.
Despertar o gosto pela leitura de poemas em público, promover a escrita criativa e incrementar atitudes/comportamentos de respeito pela Natureza, são pressupostos das Aprendizagens Essenciais e do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. Neste sentido, surge este projeto, Pequenos Poetas, da responsabilidade da turma do 4.º ano da Escola Básica de Pousada de Saramagos.
Ao longo do terceiro período, o professor titular da turma trabalhou a poesia como recurso didático para explorar temas ecológicos de maneira criativa e envolvente. Ao analisar e criar poesia, os alunos desenvolveram trabalhos de pesquisa sobre os diferentes tipos de poluição, realizaram debates com o intuito de os tornar mais conscientes da necessidade de proteger a Terra e responsabilizá-los para a importância da responsabilidade ambiental.
Assim, através de versos e metáforas, os alunos, empenhados e motivados, transformaram questões ambientais em poemas, capazes de inspirar ação e reflexão. Além de celebrar a natureza, a escrita em papel reciclado foi uma atividade relacionada com o Eco- escolas, contribuindo assim diretamente para a preservação de recursos naturais (matéria-prima, energia e água), redução da poluição e da geração de resíduos urbanos sólidos. Fizeram recolha de desperdícios de papel das aulas e na escola. Assim, os alunos aprenderam e produziram na aula de Educação Artística como fazer reciclagem de papel, ao qual puderam adicionar cor, cheiro e texturas diversas e a gosto. Atividade que serve também pela voz emotiva dos alunos como um veículo poderoso de crítica e protesto.
A poesia e a criatividade ao serviço da defesa do planeta Terra são formas poderosas e indispensáveis de comunicação. Num mundo onde a urgência das questões ambientais são cada vez mais premente, o projeto Pequenos Poetas emerge como uma voz vital que pode mobilizar corações e mentes em defesa do planeta Terra.
A turma EBP4
Sem comentários:
Enviar um comentário