A turma do 8.ºD realizou a atividade “Que perfeito coração!” no âmbito do PPES - Projeto de Promoção e Educação para a Saúde. Este projeto visa ajudar a criar um ambiente saudável em conhecimentos, atitudes e valores que potenciem na comunidade escolar a vontade de fazer opções assertivas e o tomar de decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental.
Os alunos formaram grupos e selecionaram palavras-chave. Seguiu-se a recolha de áudios, tendo por base os vocábulos ilustrados em corações. Em contexto sala de aula e Biblioteca Escolar, elaboraram quadras com as frases /textos dos professores, alunos e assistentes operacionais, recorrendo à Inteligência Artificial. O PPES tem sido no AEPBS um processo contínuo, que não só visa o desenvolvimento de competências a nível de literacia para a saúde, mas também permite que os jovens sejam capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis, focando-se em áreas como os afetos e educação para a sexualidade, entre outros.
Os afetos desempenham um papel crucial no desenvolvimento e bem-estar dos indivíduos, especialmente em contextos importantes como a escola, a família e as amizades. Estes laços emocionais não apenas moldam a personalidade e o comportamento dos jovens, mas também influenciam sua saúde mental e capacidade de aprendizagem. Além disso, as relações afetivas entre colegas da escola também são importantes, pois proporcionam suporte emocional e ajudam a desenvolver capacidades sociais essenciais, nomeadamente a empatia, cooperação e resolução de conflitos.
A turma 8.ºD
Sem comentários:
Enviar um comentário