sexta-feira, 8 de abril de 2016

OLE TAG na Casa das Artes (Vila Nova de Famalicão)


O espetáculo teatral OLE TAG encheu o grande auditório da Casa das Artes, em Vila Nova de Famalicão, no dia 6 de abril à noite. Transversal, abrangente e global (TAG), a primeira intervenção da Oficina de Leituras Encenadas (OLE) do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado na MOTE (Mostra de Teatro Escolar de Vila Nova de Famalicão - 2016) envolveu mais de 50 alunos e ex-alunos do agrupamento, pertencentes a vários grupos de teatro da oficina em questão, a saber, do primeiro ciclo (OLE da Escola Básica de Agra Maior), do segundo ciclo (OLE da Escola Básica Bernardino Machado) e do terceiro ciclo e secundário (OLE da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado). O evento contou com a colaboração e a intervenção performativa de ex-OLEs, ou seja, de alunos que já terminaram o seu percurso académico no agrupamento, mas que mantêm laços profundos com o mesmo através do teatro (OLE).

A grande novidade do espetáculo foi a inédita representação de uma peça de teatro cujo elenco é constituído unicamente por pais, do grupo OLE PAIS. Tratou-se da estreia da apresentação do texto dramático “D. João volta da guerra”, de Ödön von Horváth.
Para além desta peça de teatro, foi apresentado o “Auto das Barcas da Alimentação”, de Helena Guimarães, pelo grupo da OLE de Agra Maior, e o primeiro ato d’”O Príncipe Nabo”, de Ilse Losa, pelo grupo da OLE da Escola Básica Bernardino Machado, que contou com a colaboração de alunos do terceiro ciclo e do secundário.
Para o sucesso deste espetáculo, apresentado num formato TAG, muito contribuiu o trabalho de uma equipa de professores dedicados ao teatro e a outras artes, bem como o empenho de assistentes operacionais, alunos, pais, famílias, de todo o agrupamento, de toda a comunidade educativa.
Este foi o quarto ano consecutivo em que a OLE participou na Mostra de Teatro Escolar do município, sendo que este ano terá ainda mais duas intervenções no dia 16 de maio, de tarde e à noite. A OLE conta atualmente com mais de cem alunos em cinco escolas do agrupamento e um grupo de pais. Conta regularmente com o apoio do Curso Profissional de Técnico de Multimédia, do Curso Profissional de Eletrónica, Automação e Computadores e da Biblioteca Escolar do AEPBS.

Em suma, OLE TAG foi um espetáculo de todos para todos, tendo colhido os maiores elogios.

E viva o TEATRO! Bem hajam!

Sem comentários: