segunda-feira, 25 de abril de 2016

OLE PAIS no OLE TAG (Casa das Artes)

No passado dia 6 de Abril, no âmbito da MOTE (Mostra de Teatro Escolar de Vila Nova de Famalicão), cinco centenas de pessoas puderam apreciar e deliciar-se com o espetáculo OLE TAG (Transversal, Abrangente e Global). Dos mais pequenos aos mais crescidos, lá estávamos para mostrar o que a Escola tem de melhor: interação, interação e mais interação!!!
            Nos bastidores, meninos do 1.º ciclo, 2.º ciclo, alguns jovens do 3º ciclo e secundário e um pequeno grupo de pais (que nunca tiveram qualquer contacto ou experiência com o teatro) ansiavam pela abertura da cortina e a entrada em palco! As mãos suadas, o nó no estômago e as pernas que teimavam em não ficar quietas eram sintomas mais ou menos comuns a todos que ali estavam. Mostrar à comunidade o resultado do nosso esforço e trabalho é uma grande responsabilidade! Assim como não querer desiludir quem tanto acreditou em nós e tanto se esforçou para proporcionar momentos de pura delícia! Mas «delicioso» é ver o companheirismo que este tipo de atividade proporciona: as filhas ajudando as mães para que não falhasse nada na caraterização, a relembrar as últimas deixas, a controlar as entradas em palco…enfim um sem‑número de pequenas tarefas; professores, pais e alunos em sintonia com pequenas trocas de olhar, apoio de última hora nos textos e muita, muita energia positiva para se conseguir proporcionar um grande espetáculo!!!
Gostamos imenso de todas as sessões preparatórias, mas gostamos ainda mais dos ensaios e de tudo o que implicou preparar as personagens que representamos em palco (indumentária e adereços, caracterização, o estudo da sociedade da altura e caracterização social das personagens, colocação de voz e posturas em palco,...). Mas o que mais nos marcou, e em termos de pura adrenalina, foi saber que a nossa primeira atuação seria no Grande Auditório da Casa das Artes, culminando com o pisar do palco propriamente dito. Foi surreal! O interesse, desde logo, manifestado pelas pessoas em marcarem presença; a casa cheia; a reação da plateia à nossa entrada em palco, às nossas personagens, à própria história que estávamos a retratar; e o feedback fantástico das pessoas que assistiram e que pedem para continuarmos com o espetáculo em Joane e pelo concelho fora!
Esta tem sido uma experiência inigualável! Fica aqui o nosso desafio: “Nós somos OLE… e tu, quando te juntas a nós?"
A Escola já não é o que era… há 30 anos, quando frequentávamos o equivalente ao atual 3º ciclo, na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, nem imaginávamos que um dia haveria atividades extracurriculares e que estas teriam a adesão e a projeção como a OLE (Oficina de Leituras Encenadas)! Volvidos todos estes anos, não só nos deparamos com um leque alargado de atividades extracurriculares para os alunos, como também é possibilitado aos pais participarem nas mesmas! É o caso da OLE!
Aderimos a este projeto por ser dada alguma importância ao papel dos pais na escola, ao reforço do bom nome e do bom trabalho desenvolvido pelo agrupamento (muito se devendo à dedicação e empenho da Prof. Helena Guimarães), pelo seu caráter inovador e porque o 'bichinho' do teatro já se manifestava dentro de cada um de nós.
Registamos desta experiência um saldo mais que positivo! Como dizia ''alguém'' nosso conhecido, ''o céu é o limite'', mas somos nós que definimos esse limite. E, para nós, pais, não há limites relativamente a este projeto. Por isso, viva o Teatro e o OLE TAG! Olé!!!


Autoria: OLE PAIS

Sem comentários: