sexta-feira, 15 de abril de 2016

Campanha Laço Azul


Numa altura em que os casos de bullying e maus tratos na infância surgem diariamente na comunicação social, os professores de Formação Cívica promoveram uma exposição de corações, decorados com laços azuis e recheados de mensagens.
O evento contou com a participação dos alunos e dos encarregados de educação, que elaboraram mensagens relacionadas com a violência infantil.
O objectivo desta iniciativa é prevenir os maus tratos, em especial a crianças e jovens e está inserida na campanha nacional que decorre durante o mês de abril por todo o país.
A Campanha do Laço Azul surgiu em 1989, nos E.U.A., quando uma avó, Bonnie W.Finney, atou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”.
A história que esta avó contou foi trágica, era sobre os maus-tratos infringidos à sua neta, os quais já tinham morto o seu neto.
E porquê azul? Porque era a cor das nódoas negras dos seus dois netos. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.
As fitas azuis correspondem a uma iniciativa de sensibilização e é uma oportunidade para nos lembrarmos da nossa responsabilidade coletiva para a prevenção dos maus tratos.









Sem comentários: