quarta-feira, 13 de maio de 2015

A Catedral do Mar - Livro do Mês


Título: A Catedral do Mar

Autor: Ildefonso Falcones

Editora: Bertrand Editora

Publicação: 2009

Número de Páginas: 570

SinopseSéculo XIV. A cidade de Barcelona encontra-se no auge da prosperidade; cresceu até ao humilde bairro dos pescadores, cujos habitantes decidem construir, com o dinheiro de uns e o esforço de outros, o maior templo mariano conhecido: Santa Maria do Mar. Uma construção paralela à desditosa história de Arnau, um servo da terra que foge dos abusos do seu senhor feudal e que se refugia em Barcelona. Daqui se torna cidadão e, assim, num homem livre. O jovem Arnau trabalha como estivador, palafreneiro, soldado e cambista. Uma vida extenuante, sempre à sombra da Catedral do Mar, que o tirará da condição miserável de fugitivo para lhe dar nobreza e riqueza. Mas com esta posição privilegiada chega também a inveja dos seus pares, que tramam uma sórdida conspiração que põe a sua vida nas mãos da Inquisição... Lealdade e vingança, traição e amor, guerra e peste, num mundo marcado pela intolerância religiosa, a ambição material e a segregação social. Um romance absorvente, mas também uma fascinante e ambiciosa recreação das luzes e sombras do mundo feudal.

A imprensa


"Com um pico dramático inicial que transporta a leitura a grande velocidade para os níveis seguintes, acompanhamos Aranau Estanyol desde que nasce e a sua busca por libertação. O autor consegue estender uma trama verdadeiramente novelesca que acaba por intercruzar as várias fases da vida de Arnau. Barcelona do século XIV é o cenário e ponto de intersecção das várias vidas é a edificação da catedral de Santa Maria del Mar. Um mundo que vale a pena descobrir."
Susana Nogueira, Dezembro de 2006

O autor

Ildefonso Falcones, autor natural de Barcelona, formado em Direito, seguiu uma antiga paixão: a da História. Das primeiras memórias de infância, em que encontrou refúgio na Catedral da cidade, à decisão de escrever um romance que revelasse a verdadeira origem daquele lugar de culto, o autor dedicou-se a uma intensa investigação sobre a sociedade catalã do século XIV. Da prosperidade da cidade às gentes que ali viviam e cruzavam, dos escravos aos artesãos, dos judeus à condição da mulher, o autor traça um fabuloso e vivo quadro da Barcelona medieval.


Fonte: Wook

Nota bene: este romance histórico está disponível na biblioteca escolar.

Sem comentários: