sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Dia Mundial do Animal


Para assinalar o Dia Mundial do Animal, a Biblioteca Bernardino Machado, em colaboração com o grupo de ciências, promoveu um encontro com a associação Parque da Terra Nova, que visa sensibilizar as crianças para a importância dos animais em geral e dos cães em particular.
Dinamizou-se uma sessão para os alunos do 5º E, durante a qual foram divulgados os serviços prestados pela associação: as medidas de adoção de um animal de estimação, os cuidados básicos a ter com os animais, a alimentação, a higiene, a vacinação, a desparasitação, entre outros assuntos.
Essa ação teve como objetivo promover os benefícios a nível motivacional, educacional, recreativo que estes animais devidamente treinados proporcionam às pessoas.
O Dia Mundial do Animal celebra-se desde 1930 em vários países e tem como objetivo lembrar que os animais são seres vivos com direitos. Esta efeméride coincide com o dia da morte de Francisco de Assis, por ter sido um acérrimo defensor dos animais.
Os direitos dos animais estão consagrados desde 1978 através da aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Animal pela UNESCO.
Aproveitámos para recordar a presença dos animais na literatura, através das fábulas.




Sem comentários: