sexta-feira, 15 de março de 2013

Semana da Leitura na BE Bernardino Machado

Decorreu, de 4 a 8 de março, a Semana da Leitura no concelho de Vila Nova de Famalicão. A Biblioteca Escolar Bernardino Machado, como não podia deixar de ser, promoveu a leitura e os livros tornando-os presentes em toda a parte.
Tendo como mote O Mar, esta iniciativa convoca a leitura para mostrar a  relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português, ajudando a descobrir a pluralidade de temáticas desenvolvidas nos livros.  Fóruns de leitura, textos dramatizados, peças de teatro, exposições, concursos, desenho, mostra de filmes, debates, dança, encontro com escritores e uma maratona da leitura, a hora do conto foram algumas das muitas formas de celebrar a leitura durante esta semana.
A semana começou com uma sessão, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, com o escritor Francisco José Viegas, durante a qual se debateram estratégias de promoção da leitura.

Seguiu-se um fórum de leitura com a escritora Anabela Pinto, onde o 9º D surpreendeu com os trabalhos criados para concluir os contos do livro da sua autoria O Mundo Está a Ver:


Os alunos do 7º I viram o filme “Mentes Perigosas” e debateram as conclusões que tiraram do filme:

“Famalicão a Ler” foi outra forma de promover a leitura:

Professores e alunos apresentaram livros que, de alguma forma, os marcaram. Assim, os alunos do 8º B revelaram-se excelentes leitores, tal como as professoras Fátima Pires, Ana Paula Santos, Cláudia Neves, Olinda Campos e a D. Lucília:



Houve texturas poéticas…



Hora do conto com a Marie Curie…





Concluiu-se esta semana literária a cantar poesia com Augusto Canetas e  com as filmagens dos alunos do 6º A, no âmbito do projeto “Alunos em cena”



Sem comentários: