terça-feira, 19 de março de 2013

David Mourão- Ferreira - Autor do Mês




David de Jesus Mourão - Ferreira nasceu em Lisboa em 1927 e morreu em 1996. Formou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa, sendo mais tarde professor assistente da mesma Faculdade, cargo que abandonou em 1963.
No ínicio da sua carreira poética encontramo-lo ligado ao grupo da Távola Redonda, de que foi fundador e director e na qual se tornam proeminentes os seus méritos de crítico e, sobretudo, de poeta. Nesta fase, David Mourão - Ferreira, utilizando um pecúlio mais restrito de vivências, cujo enriquecimento progressivo vem marcando a sua ascensão e o integrou na constelação dos mais escolhidos poetas da modernidade, revela uma aguda intuição formal, um senso físico da poesia que imprime aos seus versos uma peculiar maturidade técnica (…)
Em In Memoriam Memoriae (1962), David Mourão - Ferreira dá-nos o apogeu da sua ciência poética, exaurindo-lhe os recursos, como se com este livro quisesse fechar um ciclo que, efectivamente, o vemos abandonar para, com a publicação de Infinito Pessoal ou a Arte de amar (1962), abrir outro, onde nos oferece as suas melhores potencialidades.

In: Natália Correia - Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica Antígona - 1999



Sem comentários: