terça-feira, 5 de março de 2013

Exposição - Escritores Portugueses






Pensar na Semana da Leitura é pensar em arte, ou melhor, em múltiplas artes. Dessa ideia surgiu esta exposição e ao mesmo tempo uma catadupa de ideias e de imediato a magnitude da empresa e a escassez de tempo para a levar a efeito.
O desafio foi lançado pela biblioteca escolar Bernardino Machado e a professora Manuela Silva aceitou-o de braços abertos, embora tivesse consciência dos modestos recursos de que dispõe e da grandeza da obra que lhe era proposta; fascinou-a a possibilidade de traduzir em imagens a nossa cultura literária, transferir a literatura para o olhar e toda a imagética que as palavras e ideias de cada autor suscitam. Os alunos do 10º ano, da turma H, do curso de Animação Sociocultural, durante as aulas de Expressão Plástica materializaram este desafio e a obra surgiu.
Cada imagem tem em si a genialidade de quem representa e cada autor foi reinterpretado por quem o pintou e lhe deu um novo brilho, para isso os alunos aprenderam a ver, muito mais que o olhar.

Assim, o presente conjunto de imagens de autores portugueses dirige-se, no essencial, à comunidade escolar e integrado no Plano Anual das Bibliotecas Do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado, no âmbito da Semana da Leitura 2013 e pretende homenagear alguns dos grandes escritores portugueses.
A exposição já esteve na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, está na BE A Casa de Camilo no dia 5 e 6 de março e 7 e 8 na BE Bernardino Machado.
Visita-a.

Sem comentários: