sábado, 1 de dezembro de 2012

Dia Nacional da Cultura Científica





Comemora-se a 24 de novembro, e desde 1997, o Dia Nacional da Cultura Científica em homenagem a Rómulo de Carvalho, professor, investigador, historiador da ciência e humanista, por ser o dia do seu aniversário.
A biblioteca escolar Bernardino Machado comemorou este dia, desenvolvendo diversas atividades, em articulação com a disciplina de Físico-Química.
Para isso, os alunos realizaram trabalhos sobre Rómulo de Carvalho, que estiveram expostos na biblioteca, juntamente com alguns livros alusivos ao tema.
Os alunos das turmas C e D de 6º ano e os alunos do Clube das Ciências vieram assistir a uma sessão, onde se falou de física e de poesia.
Apresentaram-se imagens de António Gedeão, bem como a sua biografia, seguida de uma leitura e breve abordagem dos poemas “Lágrima de Preta” e “Lição sobre a água” de António Gedeão, dinamizada pela professora bibliotecária Fátima Pires. Os alunos do 6º C e a D. Lucília declamaram vários poemas do poeta, que deliciaram os colegas.
Os momentos experimentais foram dinamizados pela professora de Ciências Físico-Químicas, Cláudia Neves, que aceitou o desafio e ajudou a tornar este dia, num dia muito especial!
As caras entusiasmadas dos alunos a ouvirem as declamações dos colegas e a assistirem às experiências, promovidas pelo Clube das Ciências, levam-nos a concluir que valeu a pena!

Sem comentários: