segunda-feira, 22 de março de 2010

Projecto - A Guerra não é um Brinquedo - Depoimentos

- Não há muitas palavras para descrever o que vi… fiquei chocada! Tantas crianças a passar fome no mundo, a morrer e ninguém faz nada…Espero que existam pessoas a poder ajudar na recolha de brinquedos bélicos para que as crianças não cresçam a pensar que os problemas se resolvem com as armas. (Catarina Araújo. 7º D)
- Com umas simples imagens, textos e músicas sobre raptos, violações, exploração infantil fome e muita miséria que há no mundo isto fez-me parar para pensar! Obrigada por me alertarem sobre estes assuntos! (Bruno Ferreira – 7º D)
- O que vimos e ouvimos tocou-nos… fez-me pensar que muitas vezes nós lamentamo-nos e não temos razão para tal. Que muitas vezes o que para nós “não presta”, é lixo, para outras pessoas é um bem precioso. (Joana Araújo – 7º D)
- A aula foi interessante mas muito triste… há muita pobreza no mundo, muita guerra… é necessário ajudar muito… (Maria Inês – 7º D)
- Os que começam a guerra deviam ser presos… STOP À GUERRA! (João Rafael – 7º D)
- Vimos imagens um pouco chocantes que me fizeram pensar… temos tudo e não nos comportamos e contentamos com o que temos… ao ver que aquelas crianças não têm nada e passam fome, fez-me pensar que temos muita sorte! (Cláudia Sá – 7º D)
- A guerra não tem nada a ver com um brinquedo porque as finalidades são diferentes…a guerra destrói, traz infelicidade, morte, lágrimas, dor… o brinquedo traz felicidade, alegria, sorrisos e conhecimentos… Não aos brinquedos bélicos! (João Dias – 7º D)



- Não há muitas palavras para o que vi… as imagens foram chocantes e marcaram-me o coração… Nós queixamo-nos da nossa vida, mas aquelas crianças têm muito mais que se queixar. (Andreia Pereira – 7º D)
- Aquilo que vi foi suficientemente forte. Foram imagens que… Talvez já as tivesse visto muitas vezes, mas não daquela forma! Tocaram-me imenso e hoje, sempre que me queixo de alguma coisa, lembro-me da cara daquelas crianças e das palavras que ouvi…aperta-me logo o coração! (Ana Oliveira – 7º D)
- Não imaginava a vida daquelas crianças, que não sabem o “Como?” nem o “Porquê?” de estarem e serem assim… eu só sei que tive muita sorte em ter nascido num hospital, ter sido criado numa casa e ter família… Tenho a certeza que se acabassem com a guerra, todas as crianças que estão a sofrer seriam felizes. (Carlos – 7º D)
- Este tema sensibilizou-me muito. Confesso que quando vi e ouvi os vídeos e as músicas as lágrimas vieram-se aos olhos! (Joana Oliveira _ 7º D)
- Quando vi o que vi naquela aula, pensava que só eu tinha problemas… (João Azevedo - 7ºº D)
- Em alguns países do continente africano e asiático as crianças são escravizadas, violadas, educadas de maneiras terríveis e obrigadas a matar e a violar, sem terem a mínima noção do que estão a fazer. Desde muito pequenas são obrigadas a trabalhar muitas horas por dia. Não têm direito a dizer que não … são tratadas das piores maneiras possíveis… passam fome, frio, são escravizadas, não vão ao médico… Nós temos tudo, temos comida e muitas vezes reclamamos dela porque simplesmente “não gostamos” e, eles querem comer, e não têm… Nós temos cama e os nossos pais dizem para irmos dormir e nós reclamamos “não está na hora!”…Nós temos roupa e calçado de marca e eles não têm nem roupa, nem calçado… Eles não têm nada, nem mesmo direito à vida! (Juliana Sousa – 7º C)
- Durante a palestra sobre as “crianças soldado”, projecto da Amnistia Internacional dos Direitos das Crianças, havia imagens que me chocaram, pois não sabia que existia tanta pobreza, fome, miséria no mundo… crianças que vão para a guerra muito novinhas e que são obrigadas a matar para não serem mortas… crianças que carregam lixo para vender, para comprarem alimentos… (Rui Rocha – 7º C)
- Saímos da secção com a Dr.ª Vitória com a vontade de mudar a miséria que há em todo o mundo. Ajudem! (Rui Machado – 7º C)
- Ao assistirmos ao que vimos na aula de Formação Cívica, orientada pela Drª Vitória, que nos mostrou a realidade que existe no mundo, ficamos a pensar! Os vídeos fizeram-nos pensar nas birras que às vezes fazemos na escolha das marcas de roupa ou calçado e uma grande parte de crianças do mundo não tem nem roupa nem calçado… algumas utilizam garrafas de plástico nos pés a fazer de chinelos para não andarem com os pés no chão. Os mais sensíveis até choraram! (Ana Raquel e Ana Filipa – 7º C)
- Saímos da secção com a Dr.ª Vitória com a vontade de mudar a miséria que há em todo o mundo. Ajudem! (Rui Machado – 7º C)
A Professora Arminda Ferreira

Sem comentários: