sábado, 20 de março de 2010

Chá com Poesia - Dia Mundial da Poesia

"A poesia é o sentimento que sobra ao coração e sai pela mão."
(Carmen Conde)

A Equipa da Biblioteca da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado desafiou os formandos e formadores dos cursos EFA, do segundo ano, a recordar o Dia Mundial da Poesia de uma forma simples: ler poesia. Foi isso que aconteceu na noite da passada sexta-feira. Alunos e professores juntaram-se na biblioteca da escola para tomarem chá e partilharem poemas de Fernando Pessoa, Cesário Verde, Miguel Torga, Sophia, Herberto Hélder, Camões, António Gedeão, etc.


Sabemos que a poesia é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. A rima, o ritmo e a sonoridade, permitem uma descoberta progressiva das potencialidades da linguagem escrita. Brincar com os sons, descobrir novas ressonâncias, ouvir e ler pequenas histórias em verso, memorizar os poemas preferidos, desvendar imagens e sentimentos contidos na palavra, são actividades de adesão imediata. Assistimos ao deslumbramento dos que diziam poesia e dos que a ouviam, pois a magia, deste género literário, não deixou ninguém indiferente e alguns criaram poemas, durante a sessão, que acabaram por partilhar com os outros.
Foi num ambiente de fantasia e sonho que decorreu esta actividade, que teve como principal objectivo sensibilizar os alunos para a beleza da poesia e para a importância da leitura.
Os alunos do curso Técnico de Cozinha/Pastelaria brindaram os participantes com chá e uma variedade de bolos muito deliciosos fabricados pelos mesmos. A doçura da pastelaria e a doçura da poesia deixaram os participantes com vontade de repetir esta actividade.

Equipa da Biblioteca

Sem comentários: