"Comemora-se no 25 de Novembro, uma data que assinala a movimentação militar conduzida por partes das Forças Armadas Portuguesas, a 25 de Novembro de 1975, cujo resultado levou ao fim do Processo Revolucionário em Curso (PREC) e a um processo de estabilização da democracia representativa em Portugal.
Um ano após a revolução de 25 de Abril de 1974, a sociedade portuguesa encontrava-se bastante dividida existindo uma oposição clara entre aqueles que pretendiam prosseguir a revolução com o Movimento das Forças Armadas (MFA), incluindo o governo liderado por Vasco Gonçalves, e os que entendiam que o caminho se deveria fazer com os partidos políticos sufragados em eleições. Depois das eleições de Abril de 1975, acentuaram-se as divergências entre os diferentes projetos políticos, sendo que nos meses seguintes o país assistiria a uma série de episódios de violência por parte de grupos mais ou menos organizados da extrema-esquerda e da extrema-direita, e a ameaça de uma guerra civil era real.
Percebe-se facilmente que em 1975, apesar do 25 de Abril, Portugal ainda estava longe de ser uma democracia. Só mais tarde, com o 25 de novembro, se abriu o caminho para a normalização democrática, consubstanciada na aprovação de uma nova Constituição, a 2 de Abril de 1976, e na realização de eleições legislativas, a 25 de Abril, e presidenciais, a 27 de junho. O 25 de Novembro abriu as portas, para que Portugal passasse, finalmente, a ser reconhecido como uma democracia."
Biblioteca Digital das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado: A Casa de Camilo (ESPBS); Bernardino Machado (EBBM); O Mundo da Imaginação (EBJ); O Mundo dos Sonhos (EBBM); O Mundo dos Livros (EBAM). Joane - Vila Nova de Famalicão
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário