quarta-feira, 10 de maio de 2023

Economia Circular, para o planeta salvar!

As turmas do 7ºA e G organizaram uma sessão subordinada ao tema da economia circular, no âmbito dos DAC (Domínios de Autonomia Curricular), do projeto-turma, subordinado à temática da reciclagem, dinamizada pela Dr.ª Filipa Gouveia, representante do município de Vila Nova de Famalicão.
Os alunos fizeram o levantamento dos problemas ambientais, das respetivas áreas de residência, elencaram-nos e estudaram possíveis soluções para os problemas encontrados.
Para completarem as suas pesquisas, convidaram a Dr.ª Filipa Gouveia, Fundadora da ECOnnect Portugal, organizadora do Circular Economy Club Braga, embaixadora do Circular Economy Institute e criadora do projeto Vida ECOnsciente.
Assim, no passado dia 5 de maio, na Biblioteca Bernardino Machado, os alunos ficaram mais esclarecidos e tiveram oportunidade de ver elucidadas as suas dúvidas sobre a economia circular.
A nossa convidada apresentou exemplos assustadores e atuais sobre os efeitos do aquecimento global, fruto da poluição e indicou possíveis soluções, entre elas a reciclagem, a reutilização de materiais e a redução do lixo produzido.
Para exemplificar a eficácia da reutilização mostrou-nos carteiras concebidas com cintos de segurança, cadernos criados com resíduos de pedras e com fibra de cana-de-açúcar, camisolas tingidas com cascas de cebola, detergente composto com óleos reciclados, entre outros exemplos.
A sessão terminou com as questões levantadas pelos alunos, às quais a oradora respondeu com muito entusiasmo, concluindo: “Com este público e face às preocupações e trabalho desenvolvido, só posso ter esperança no futuro”.

Sem comentários: