segunda-feira, 20 de março de 2023

Foi começar a 13 e continuar a ler!

Após a abertura oficial da Semana da Leitura na escola sede, ESPBS, o prazer de ler e ilustrar foi o 1º desafio lançado pela Biblioteca Escolar do 1º ciclo às 3 turmas do 4º ano na EBJ. A atividade “Da história à ilustração”, dinamizada pela professora e ilustradora vimaranense, Helena Zália, promoveu o gosto pela leitura, através da leitura da obra” A Árvore Generosa” de Shel Silverstein. Partindo deste texto, desenvolveu a criatividade e imaginação numa oficina de ilustração com carimbos. Foram ensinadas muitas técnicas de ilustração. A par disto, foram estimulados os diversos sentidos, compondo texturas nas ilustrações e obras de arte dos nossos alunos.
Já a atividade "Encontro com escritores”, realizou-se para as turmas do 3º e 4º anos na EBP e EBE, no 2º dia da Semana da Leitura. A professora e escritora, Paula Oliveira, antecipou a vinda da primavera com a leitura e exploração da obra “Não há Primavera sem Flores”. Foi uma atividade muito interativa, com os alunos motivados e interessados na árvore, jacarandá, que tinha o desejo de florir para receber a Primavera. Esta atividade permitiu ainda trabalhar informação pertinente no âmbito do programa Eco- Escolas, com os alunos interessados nas características e proteção da árvore, jacarandá. Nos dias anteriores à visita da escritora, os alunos pesquisaram a sua biografia. A aluna, Sara Mota, da turma EBE4, que recentemente passou à fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, escolhida pelos seus colegas, leu a pesquisa efetuada. A atividade terminou de uma forma muito alegre com a audição e entoação da canção "Uma Árvore, Um Amigo" de Carlos Paião.
Também os familiares dos alunos da turma EBA1 começaram a promoção da leitura e dos livros, na Semana da Leitura. Foram momentos divertidos, emotivos e partilhados com alunos muito interessados e atentos à leitura expressiva das mães.



Sem comentários: