sexta-feira, 3 de março de 2023

Despertar para o nosso património cultural

 

Durante o mês de janeiro, as portas da Escola Básica de Joane abriram-se para receber familiares e encarregados de educação dos alunos da turma EBJ2B com o objetivo de promover, valorizar, preservar e divulgar o nosso património cultural.

Assim, com o intuito de manter bem vivas as tradições do nosso país, da nossa localidade e de não perdermos a nossa identidade num mundo, cada vez mais, globalizado, na biblioteca escolar, os alunos começaram por declamar um poema” Os Reis “de Pedro Fernandes Tomás.  De seguida, acompanhados pela professora, Joaquina Faria, as nossas estrelas cantaram os Reis, uma tradição da nossa localidade.  Nesta atividade, não podiam deixar de passar pelo “palco” os três reis magos – Baltasar, Gaspar e Belchior. Este momento cultural, como resultado do trabalho desenvolvido durante o 1.º período, contou ainda com a entoação de uma canção tradicional intitulada “João Brandão” e com a apresentação de uma dança, ensaiada com a colaboração do Grupo Etnográfico Rusga de Joane. Os presentes tiveram ainda a oportunidade de apreciarem a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos no âmbito deste projeto.

Esta atividade foi o culminar do projeto desenvolvido durante a Prática Supervisionada, que tinha como tema: “À descoberta do Património Cultural da nossa localidade”.

Destaque ainda para a apresentação de toda uma envolvência entre a escrita e os sonhos dos nossos alunos que, ao longo de várias semanas, escreveram, ilustraram e prepararam, com euforia, o primeiro lançamento das suas vidas: um livro com histórias originais e ilustrações únicas.

Os “pequenos escritores”, termo como ficaram conhecidos, aproveitaram para apresentar aos familiares e amigos presentes, todo um envolvimento de sentimentos puros, presentes num livro com 23 fantásticas histórias de magia e realidade.  No que diz respeito à ilustração da capa e contracapa, a decisão recaiu num pequeno artista que se destacou dos demais.

Já o projeto cultural/literário, também desenvolvido durante a Prática Supervisionada, subordinado ao título “A Literatura como motivação no processo de ensino-aprendizagens, pretendeu estimular a criatividade e promover pequenos leitores e escritores”, possibilitando desta forma o desenvolvimento das competências a nível oral e da escrita. O resultado foi a edição do livro “Fazes-me Falta”, impressionando miúdos e graúdos.

Estes foram momentos de convívio e de partilha de aprendizagens com a comunidade educativa, o que permite um maior envolvimento dos pais/encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos.

 

 

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