sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Preservar os costumes - 1º Ciclo

A memória e o tradicional foram as palavras-chave durante a atividade lúdico-pedagógica desenvolvida na BE, no âmbito dos DAC, domínios de autonomia curricular, da turma EBJ2B.

Os estagiários, Daniel Pinto e Elsa Cadeia, responsáveis pela atividade, com a colaboração da biblioteca escolar e da professora de música, Joaquina Faria, exploraram a lenda de S. Martinho com recurso ao teatro de sombras, privilegiando o trabalho prático/colaborativo e os valores de cidadania. Esta recriação promoveu também os costumes e valores do nosso património coletivo, possibilitando aos presentes uma manhã divertida e muito pedagógica.
Posteriormente, os estagiários desafiaram os alunos a ilustrar a lenda na planificação de um cubo, promovendo desta forma a criatividade e o sentido estético. Fez-se a comemoração do dia de São Martinho, uma das celebrações que marcam a estação do outono e a tradição exige celebrar-se a data com um magusto, onde as castanhas são as convidadas principais. E por falar em castanhas, a turma EBJ2B presenteou ainda a turma EBJ2A e o professor orientador, Miguel Bandeira, com uma linda melodia alusiva às castanhas.




Sem comentários: