segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Clube de Leitura

 A Biblioteca Bernardino Machado dinamizou mais duas sessões do Clube de Leitura, tal como estava previsto, com os alunos de 7º ano.

O entusiasmo dos alunos ainda foi maior, sobretudo quando ouviram as leituras de alguns encarregados de educação. Desta vez continuamos a trabalhar as leituras sobre o bullying ouvindo leituras que os encarregados de educação gravaram juntamente com a sua opinião sobre o assunto, o que suscitou alguma polémica, motivo de debate. 

Os alunos assistiram a partes de filmes que também focam o assunto e algumas curta metragens, também sobre o bullying.

Concluímos  a sessão com a entrega de certificados aos alunos, que atestam a sua participação entusiástica neste clube de leitura.

Parabéns a todos, continuaremos no próximo período!



 

No que concerne ao 1º ciclo, o clube de leitura promoveu mais uma vez uma atividade junto dos seus participantes: um fórum e concurso de leitura, nas turmas do 4º ano na EBJ.

No fórum de leitura, os alunos mostraram-se empenhados e muito motivados na reflexão sobre a obra escolhida” O Gigante Egoísta”, que contou com a participação de uma convidada especial, a Rafaela Oliveira, familiar de um dos alunos. A surpresa da sua participação, via plataforma TEAMS, surpreendeu os participantes, quer pela simpatia, quer pela motivação que deixou aos mais novos no que se refere à importância da leitura para aumentar a empatia, a criatividade e, acima de tudo, contribuir para a construção do senso crítico e na formação de um cidadão mais ativo na sociedade.

Já o concurso de leitura originou uma sadia competição, com os grupos a realizarem leituras expressivas /dramatizadas da obra” Versos de Cacaracá”. Sentiram prazer ao conhecer esta obra, de forma a que esta estratégia se tornou uma forma de entretenimento extremamente eficiente na fluência da leitura e na criatividade dos alunos.

Sem comentários: