quarta-feira, 11 de maio de 2016

Padre Benjamim Salgado

Centenário do nascimento do Padre Benjamim Salgado
Fio celebrado o centenário do patrono do agrupamento, Padre Benjamim Salgado, que nasceu em Joane a 8 de Maio de 1916.
É em Joane que, ainda criança, inicia a sua relação com a cultura e a arte, manifestando capacidades inatas para a música e teatro.
Frequentou o curso de Humanidades, Filosofia e Teologia e, ainda, estudou Oratória, na área da música, Harmonia/Composição Musical e em 1938 é ordenado sacerdote.
Foi, além de pároco e compositor, professor de Canto Gregoriano, História da Música, Piano e Harmónio, no Seminário Conciliar de Braga, director do jornal "Correio do Minho", fundador e director artístico de coros, director geral da Fundação Cupertino de Miranda, director da Casa de Camilo.
Também foi Vereador da Cultura, Viação e Trânsito e mais tarde, assume o lugar de Presidente da Câmara. Entre o leque de atividades que levou a cabo, destaca-se o empenho na renovação da Biblioteca, tendo sido seu director.
A Biblioteca Bernardino Machado homenageou o patrono do agrupamento expondo fotografias do mesmo, frases da sua autoria, biografia, bibliografia e outros trabalhos.
A turma sénior, ensaiada pela professora Joaquina Faria, cantou o Hino de Joane, da autoria do Padre Benjamim Salgado, que pode ser ouvido:



Demos assim a conhecer este grande autor e compositor joanense.







Sem comentários: