segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Migrações e Lei do Aborto em debate

Migrações na Europa e a Lei do Aborto: argumentos a favor ou contra em debate aceso
As turmas 2ª I e 2º J estiveram no passado dia 18 de novembro, na Biblioteca da ESPBS, a debater temas polémicos em formato competição, na sequência das aprendizagens efectuadas na aula de português, relativas ao texto argumentativo.
O 2º I, do curso profissional de Multimédia, abordou o tema do Aborto, tendo a equipa composta pelo Simão, Regina e Xavier (que era contra esta prática) vencido a competição, derrotando a equipa que argumentava a favor, composta pelo Rafael, Sara e Marta. Provavelmente, o ponto alto do debate foi marcado quando a primeira equipa afirmou que “a Declaração dos Direitos Humanos prevê que todos os homens têm direito à vida”, argumento que a equipa adversária não conseguiu rebater de forma eficaz. Ainda tentou a equipa a favor contra-argumentar que a comunidade médica só considera a vida humana a partir das dezasseis semanas para dar a volta ao debate, mas o júri e o público presentes não pareceram convencidos, atribuindo então a vitória ao Não.
Na segunda ronda, a turma 2ºJ do curso profissional Técnico de Gestão de Sistemas Informáticos tratou o tema Migrações na Europa, refletindo sobre uma problemática que está cada vez mais na ordem do dia no velho continente. A equipa formada pela Fernanda e pela Cláudia, a favor do direito à emigração, superiorizou-se pela margem mínima à equipa do Artur e do Abreu, que defendia a interdição destes movimentos de pessoas entre países. Debate aguerrido, que mais uma vez deixou o júri com enormes dúvidas quanto ao vencedor.

O debate serviu para apurar a equipa finalista de cada turma, com a grande final marcada por um  tema seguramente polémico.  

Sem comentários: