quarta-feira, 18 de novembro de 2015

A comunicação entre os jovens


Oito da manhã e eu dirigia-me à paragem do autocarro. Tinha chovido há pouco. Enquanto caminhava pelas ruas ia observando o que me rodeava. Estava tudo molhado e no ar pairava um agradável odor a terra molhada enquanto, no céu, as nuvens cinzentas e carregadas ameaçavam mais um aguaceiro. A agitação já começara e as pessoas, umas apressadas, outras concentradas nos seus problemas ou então focadas nos seus telemóveis.

Finalmente, chega o meu autocarro entro e sento-me. Ao meu lado seguem duas raparigas, altas e bonitas e que aparentavam ter uns dezasseis ou dezassete anos. Esperava delas uma conversa animada, mas em vez disso as duas estavam agarradas ao telemóvel e trocavam mensagens. Entre elas não havia um único sorriso, uma palavra, nem sequer um comentário. Uns bancos mais à frente segue um grupo de rapazes, uns ouvem música abanando a cabeça ao compasso da melodia e outros estavam agarrados aos telemóveis, a jogar e a trocar mensagens. Entre eles também não havia diálogo, não conversavam.

Saí, incrédula com o que vi. Será que nenhum jovem consegue ter uma conversa animada, cara a cara? Esses novos hábitos demonstram a revolução que os aparelhos eletrónicos estão a causar na comunicação entre as pessoas.


Adriana Martins, nº1 9ºG

Nota: Agradecimento à professora de Português Carmen Azevedo e parabéns à Adriana por ousar publicar.

Sem comentários: