segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Dia Internacional dos Jornalistas e Escritores

"A medida do amor é amar sem medida"
Francisco de Sales

 Comemoramos o Dia Internacional dos Jornalistas e Escritores, na Biblioteca Bernardino Machado, com um debate sobre Ler ou ver Televisão.
Esta atividade teve como objetivo motivar os alunos para o estudo do texto jornalístico, que será lecionado no próximo período, despertar o sentido crítico dos alunos, valorizar a profissão dos jornalistas e enriquecer a cultura geral dos alunos.
Os alunos ficaram ainda a conhecer o padroeiro dos jornalistas e escritores: S. Francisco de Sales, em cuja honra se comemora esta profissão, no dia 24 de janeiro, data da sua morte.
Os alunos do 7º G, que vieram acompanhados pela professora Flávia Bonjardim, foram os protagonistas deste debate, que se alargou a outras áreas, como: "Ver televisão em que suporte?" Ou "que televisão desejamos?" Entre outras questões.
As conclusões que se retiraram foram várias: que os jovens preferem o suporte digital a outro qualquer, que consideram a televisão pouco interessante e que algo tem que mudar no mundo da comunicação social.
Sugeriram que a televisão passasse menos publicidade e não se orientasse pelas políticas economicistas que regem o mundo; que se apostasse em séries, para prender os espetadores ao ecrã e que houvesse mais escolha e não tantos canais diferentes, mas muito semelhantes.
Pretendemos, assim, favorecer o diálogo e a partilha de ideias; promover o livro e a leitura; incentivar o contacto com o livro, através da montra com livros sobre jornalismo.
Aproveitamos a ocasião para premiarmos a nossa Melhor Leitora do primeiro período, que foi a aluna Lara Carvalho, do 7º F.





Sem comentários: