terça-feira, 25 de março de 2014

Versos de Mel & Fel dão mote para o Dia Internacional da Poesia

O Dia Mundial da Poesia, 21 de março, foi vivido, pelos alunos do décimo segundo ano  da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, de uma forma diferente, pois tiveram o privilégio de celebrar este dia com muita poesia, muita música e muita emoção.
Reunidos no anfiteatro da escola ouviram: música, cantada pelo líder da banda pop rock portuguesa Jarojupe, Jaime Parente; poesia declamada pela poetisa Maria Mamede, por alunos e professores, tendo por base o livro de poesia “Versos de Mel & Fel”; o editor de Seda Publicações, Srº Jorge, fez uma resenha histórica da Poesia.
Jaime Parente cantou alguns temas conhecidos da plateia e alguns poemas presentes no livro, que deu o mote a este encontro de celebração da Poesia.
A poetisa Maria Mamede, publicou um livro de contos e vários de Poesia e faz parte de várias Antologias Poéticas, declamou de forma sentida e com mestria alguns poemas de “Versos de  Mel & Fel”.
O editor de Seda Publicações procurou mostrar a origem da palavra Poesia, a relação entre a poesia e a música. Fez uma resenha histórica da Poesia e enalteceu as qualidades do poeta António Carlos Santos, quer como empresário, quer como poeta. quer, ainda, como dinamizador de tertúlias poéticas mensais, na cidade de Viana do Castelo, onde reside.
Catorze alunos e uma professora aceitaram o desafio de ler um poema do livro “Versos de Mel & Fel” e receberam em troca um livro de poesia oferecido pelo editor de Seda Publicações. Declamaram os poemas de forma exemplar e mostraram-se adeptos deste género literário.
António Carlos Santos falou do seu percurso poético, do seu livro “Versos de Mel & Fel” e da sua próxima publicação “Da Geometria do Amor”, a publicar muito em breve.
O livro “Versos de Mel & Fel” procura transmitir o difícil equilíbrio entre as coisas simples e complexas da vida humana, os segredos da metafísica das coisas, que estão para além do cientificamente correto. O poeta volta-se para o submundo dos sonhos, das quimeras, dos mitos, das emoções e dos afetos.
Esta foi a fórmula encontrada pela biblioteca escolar A Casa de Camilo de celebrar o Dia Mundial da Poesia, pois a melhor forma de o fazer é conviver com poetas, poemas, livros, músicos, alunos, professores
A professora Manuela Silva preparou uma surpresa para o nosso convidado, uma pequena lembrança pintada por si mesma, e foi com entusiasmo que o poeta viu o seu esforço compensado.
Resta-nos agradecer a todos aqueles que viveram este momento, o preparam e o facilitaram. 

Sem comentários: