Comemorou-se no passado dia 24 de Outubro o Dia Internacional da Biblioteca Escolar. Os alunos do 11º O do curso profissional Sócio-cultural percorreram vários espaços da escola no sentido de alertarem a comunidade educativa para o papel da Biblioteca Escolar.
Foi assim:
na sala dos professores...
na secretaria...
e na biblioteca...
Distribuímos, ainda, frases alusivas ao papel da Biblioteca Escolar:
- "A biblioteca é o laboratório do matemático".
- "Sempre imaginei o paraíso com uma grande biblioteca".
E muitas mais...
Biblioteca Digital das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado: A Casa de Camilo (ESPBS); Bernardino Machado (EBBM); O Mundo da Imaginação (EBJ); O Mundo dos Sonhos (EBBM); O Mundo dos Livros (EBAM). Joane - Vila Nova de Famalicão
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
domingo, 23 de outubro de 2011
Dia Internacional da Biblioteca Escolar - 2011
No dia 24 de Outubro de 2011, segunda-feira, as bibliotecas escolares de todo o mundo vão comemorar o Dia Internacional da Biblioteca Escolar, que foi proclamado pela primeira vez pela Drª Blanche Wools, então Presidente da International Association of School Librarianship (IASL), em 1999, e confirmado pelo actual Presidente da IASL, Peter Genco, em 2005. Este dia tem o apoio de numerosas associações internacionais e nacionais, relacionadas com as bibliotecas escolares, tais como a IFLA, Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas, a BAD, Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas, a CASL, Associação Canadiana de Bibliotecas Escolares, a SLA, Associação de Bibliotecas Escolares (Reino Unido e Irlanda), entre outras. O objectivo deste dia especial é a celebração das bibliotecas escolares e a valorização da importância dos programas de bibliotecas escolares na educação das crianças e dos jovens.

O Dia Internacional da Biblioteca Escolar é celebrado todos os anos no 4ª segunda-feira de Outubro. Foi comemorado pela primeira vez a 18 de Outubro de 1999. Este ano, o Dia Internacional da Biblioteca Escolar, a 24 de Outubro, tem como tema “Biblioteca escolar. Saber. Um poder para a Vida”.
A Biblioteca Escolar é assim, nos dias de hoje, muito mais do que um mero depósito de livros, é a possibilidade de aprender de uma forma diferente, é um poder para a vida.
sábado, 22 de outubro de 2011
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
O Rapaz que ouvia as estrelas - Livro do mês
Título: O Rapaz que ouvia as estrelas
Autor: Tim Bowler
Editora: Editorial Presença
Coleção: Estrela do mar
Nº de Páginas: 304
Autor: Tim Bowler
Editora: Editorial Presença
Coleção: Estrela do mar
Nº de Páginas: 304
Sinopse:
Luke é um rapaz de catorze anos que tem o dom extraordinário de
ouvir a música do universo. O seu talento para o piano toca a genialidade, como
acontecia com o pai, mas o vazio e a revolta que o súbito desaparecimento deste
lhe deixou são difíceis de ultrapassar e quase o levam a percorrer os caminhos
da marginalidade. Luke vê-se forçado a assaltar a mansão de uma viúva rica, mas
o que vem a descobrir no interior daquela casa misteriosa é algo que mudará para
sempre a sua vida. Um romance maravilhoso e repleto de suspense que capta na
perfeição o que é ser jovem no mundo de hoje.
Citações da imprensa estrangeira
«Um livro de uma riqueza extraordinária.»
School Librarian Journal
«Um livro belíssimo… Tim Bowler capta na perfeição como é ser jovem no mundo de hoje.»
The Observer
«Uma voz genuinamente original na literatura juvenil.»
Independent
«Uma história intensa e comovente.»
Mail on Sunday
«Uma narrativa envolvente, carregada de drama e poesia.»
The Bookseller
«Um livro memorável. O melhor de Tim Bowler até ao momento.»
David Almond
Citações da imprensa estrangeira
«Um livro de uma riqueza extraordinária.»
School Librarian Journal
«Um livro belíssimo… Tim Bowler capta na perfeição como é ser jovem no mundo de hoje.»
The Observer
«Uma voz genuinamente original na literatura juvenil.»
Independent
«Uma história intensa e comovente.»
Mail on Sunday
«Uma narrativa envolvente, carregada de drama e poesia.»
The Bookseller
«Um livro memorável. O melhor de Tim Bowler até ao momento.»
David Almond
Este livro integra as leituras obrigatórias para a primeira fase do Concurso Nacional de Leitura da ESPBS, para mais informação consultar aqui.
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Outubro Mês Internacional da Biblioteca Escolar
Durante o mês de Outubro comemora-se O Mês Internacional da Biblioteca Escolar ao longo do mês desenvolveremos as seguintes atividades:
- Exposição comemorativa;
- Distribuição de frases, entre a comunidade educativa, alusivas à biblioteca escolar, ao livro e à leitura;
- No dia 24 de Outubro ( Dia Internacional da Biblioteca Escolar): poesia cantada pelos diferentes espaços da escola.
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Prémio Nobel da Literatura - Tomas Transtromer
O sueco Tomas Tranströmer, 80 anos, autor de "Den stora gatan" (O Grande Enigma, 2004) foi distinguido hoje com o prémio Nobel da Literatura. O galardão foi anunciado hoje em Estocolmo às 12h (horário de Lisboa). O prémio tem o valor monetário de dez milhões de coroas suecas, cerca de 1,1 milhões de euros.
O prémio Nobel da Literatura 2011 é representante da poesia lírica, que não era premiada pela academia sueca desde 1996, ano em que foi eleita a poetisa polaca Wislawa Szymborska. A Academia sueca anunciou que Tranströmer merceu o galardão "porque, através das suas imagens condensadas e translúcidas, dá-nos um acesso fresco à realidade". Além da sua obra poética, tem-se destacado como tradutor.
No livro "21 poetas suecos", publicado em 1981 pela editora Vega, uma obra organizada por Vasco Graça Moura e Ana Hatherly, surge o poema "Lisboa", onde o poeta sueco destaca elementos típicos das zonas históricas da capital portuguesa.
"No bairro de Alfama os elétricos amarelos cantavam nas calçadas íngremes/Havia lá duas cadeias. Uma era para ladrões/Acenavam através das grades/Gritavam que lhes tirassem o retrato", escreveu Tomas Tranströmer.
"Mas aqui´, disse o condutor e riu à socapa como se cortado ao meio/´aqui estão políticos'. Vi a fachada, a fachada, a fachada e lá no cimo um homem à janela/tinha um óculo e olhava para o mar", relata o laureado com o Nobel da Literatura 2011.
"Roupa branca no azul. Os muros quentes/As moscas liam cartas microscópicas/Seis anos mais tarde perguntei a uma senhora de Lisboa/´será verdade ou só um sonho meu?´", finaliza o poeta sobre a cidade junto ao Tejo.
Uma passagem pelo Funchal também inspirou Tomas Transtroemer, dedicando-lhe um verso onde destaca o mar, a receita atlântica do peixe com tomate e a "língua estranha".
Em 2010, a Academia sueca distinguiu o escritor de origem peruana Mário Vargas Llosa, autor de "Conversa n'A Catedral" e de "Guerra do Fim do Mundo". Os últimos galardoados, anteriores a Llosa, foram Herta Müller (2009), Jean-Marie Gustave Le Clézio (2008), Doris Lessing (2007), Orhan Pamuk (2006), Harold Pinter (2005), Elfriede Jelinek (2004) e John M. Coetze (2003).
O prémio Nobel da Literatura foi atribuído em 1998 a José Saramago.
Fonte: Expresso online
Fonte: Expresso online
terça-feira, 4 de outubro de 2011
domingo, 2 de outubro de 2011
Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar
Biblioteca Escolar. Saber. Um poder para a vida é o lema sob o qual decorrerá a celebração, em Portugal, do mês internacional da biblioteca escolar, correspondendo ao tema definido pelo ASL: School Libraries Empower Learners for Life.
Subscrever:
Mensagens (Atom)