terça-feira, 24 de maio de 2011

Autor do Mês - Mário de Carvalho


Biografia
Nasceu em Lisboa, em 1944. Formado em Direito pela Universidade de Lisboa, inicia durante o curso actividade política, envolvendo-se nas lutas estudantis que em Portugal se produziram na década de 60. Mais tarde, já durante o serviço militar, é preso também por razões políticas, tendo partido para o exílio em 1973 e regressado a Portugal após a revolução de Abril de 1974.
Advogado e jornalista, estreou-se como escritor no volume antológico Mar, publicando no ano seguinte o seu primeiro livro (1982). Desde então tem mantido um ritmo de publicações e um nível de recepção crítica e pública das suas obras que o situam entre os mais importantes ficcionistas portugueses da actualidade.
Senhor de um grande domínio da língua, de um estilo que não se consegue situar em escala alguma e onde se sentem influências de grandes mestres clássicos da literatura portuguesa, como Camilo e Garrett, num registo que no entanto se destaca pela sua extrema modernidade, Mário de Carvalho percorre uma variedade de temas, géneros e tempos históricos com a sua aparente facilidade, cultivando um registo frequentemente irónico, e mesmo humorístico, com várias incursões pelo domínio do fantástico.
A sua obra como dramaturgo é igualmente uma das mais interessantes surgidas na última década em Portugal, tendo sido levadas á cena peças suas pelo grupo O Bando, Novo Grupo e Teatro da Malaposta. Mário de Carvalho é ainda autor de diversos guiões, diálogos e adaptações para televisão e de guião para cinema.

Bibliografia
Contos da Sétima Esfera 2010; A Arte de Morrer Longe  2010; A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho 2009; A Sala Magenta 2008; Fabulário 2006; Casos do Beco das Sardinheiras 2004; Fantasia Para Dois Coronéis e uma Piscina 2003; Os Alferes 2000; Contos Vagabundos; Era Bom que Trocássemos Umas Ideias sobre o Assunto 1999;  Um Deus Passeando Pela Brisa da Tarde 1998; Era uma Vez um Alferes 1996; A Paixão do Conde de Fróis 1993; etc. 

Sem comentários: