segunda-feira, 28 de março de 2011

Balanço da Semana da Leitura 2011

Realizou-se entre 21 e 25 de Março a Semana da Leitura 2011, esta actividade foi uma organização da biblioteca escolar A Casa de Camilo integrada na 2ª Semana da Leitura das Bibliotecas de Vila Nova de Famalicão.
De 21 a 25 de Março os alunos do 11º P, Curso Profissional Animador Sociocultural percorreram alguns espaços da escola e declamaram poesia ao longo da semana.
10H05 - Iniciámos a actividade O Livro da Minha Vida, os alunos do
7º F deslocaram-se à biblioteca e ouviram a professora Lurdes Ferreira falar de alguns livros que marcaram o seu percurso de leitora e os alunos testemunharam as suas leituras.
15H00 – Sessão Pública de Lançamento da Semana da Leitura das Bibliotecas de Famalicão. Nesta sessão foi apresentada a exposição Histórias da República e apresentados cinco ebooks relacionados com cinco personalidades famalicenses que estiveram ligadas à implantação da República Portuguesa.
No dia 22 de Março: 8H20 – Os alunos do 7º C visitaram a biblioteca e partilham com o professor António Pires leituras feitas.
10H05 – alunos do 7º D conversam com a professora Helena Nogueira sobre leitura e livros.
O 10º O deslocou-se à EB1 de Requião para fazer a Hora do Conto.11H50 – os alunos do 9º B dialogam com o professor António Pires sobre os livros que marcaram percursos de vida.
15H15 – A convidada é a professora Marta Vida e os alunos são do 9º A e 7º B a conversa desenrola-se à volta dos livros e da leitura.
No dia 23 de Março: 14H00 a turma do 10º O foi até à escola EB1 das Lameiras e Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e realizaram a Hora Conto.
A turma do 9º B deslocou-se à EB2,3 Júlio Brandão dramatizar a peça “Os Herdeiros da Lua de Joana”.
A turma 7º C visitou a EB2,3 Bernardino Machado para dramatizar os contos de Christian Andersen.
No dia 24 de Março: 10H05 - os convidados são os professores Paulino e Rodrigo que falam dos seus livros preferidos e os alunos são do 9º C.
15H00 – dramatização da peça “O Povo do Arco” Íris às turmas do 3º ano da EB1 de Montelhão.
No dia 25 de Março: 10H05 - O professor Miranda conversa com os alunos do 9ºE sobre a fantasia da leitura.
11.50 – O convidado é o professor Miranda e os alunos do 7º A e a conversa gira à volta dos livros e da leitura.15H00 – Publicação do ebook Poemas de Nós – Antologia Poética. Este livro digital procura dar à luz um conjunto de poemas escritos e ilustrados pelos alunos desta escola. São poemas que venceram concursos dentro e fora da escola e por isso merecem ser preservados e a melhor forma de o fazer é publicá-los.
A Semana da Leitura 2011 procurou, essencialmente, cativar novos leitores, foi com esse objectivo que desenvolvemos o conjunto de actividades, mencionadas anteriormente. Pensamos que valeu a pena…

Sem comentários: