terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

As turmas EFA e a vontade de ler...

Os formandos do curso EFA  das turmas B3D, Cozinha e Geriatria  deslocaram-se à biblioteca escolar A Casa de Camilo, no dia 11 de Fevereiro, com o objectivo de conhecerem o seu funcionamento, organização e recursos existentes naquele espaço. Os formandos foram acompanhados pelos professores Lúcia Sousa, Carla, Ângela e Couto Faria. Nesta sessão foi apresentada a História da Biblioteca Escolar,  o guião do utilizador da biblioteca, o blogue da biblioteca e o visionamento de um filme, produzido pela mediadora Lúcia, com o objectivo de promover a leitura.
Nesta sessão procurámos passar esta mensagem: Ler é essencial. Através da leitura, testamos os nossos próprios valores e experiências com as dos outros. No final de cada livro ficamos enriquecidos com novas experiências, novas ideias e novas pessoas. Eventualmente, ficaremos a conhecer melhor o mundo e um pouco melhor de nós próprios.
Ler é estimulante. Tal como as pessoas, os livros podem ser intrigantes, melancólicos, assustadores, e por vezes, complicados. Os livros partilham sentimentos e pensamentos, feitios e interesses. Os livros transportam-nos para outros tempos, outros lugares, outras culturas e outros mundos. Os livros levam-nos a situações e dilemas que nós nunca poderíamos imaginar que existem. Os livros ajudam-nos a sonhar, a viajar e fazem-nos pensar.
A mediadora da turma , Lúcia Sousa, está a desenvolver o projecto EFAcil Ler… Ler, é para já! É um programa dirigido a jovens e adultos com poucos hábitos de leitura que necessitam de aumentar os níveis de literacia e de consolidar as aprendizagens necessárias à qualificação profissional.
A mediadora pretende desenvolver com esta turma as seguintes actividades: dar a conhecer o projecto elaborando o Regimento da Biblioteca de Turma, em trabalho de grupo/turma; assinar contrato de compromisso de Leitores EFAcil Ler; seleccionar o formando BibliotEFA (formando bibliotecário) e dar a conhecer as suas funções; fazer selecção, com o auxílio da formadora de Linguagem e Comunicação e o professor Bibliotecário responsável da ESPBS, dos livros a propor para ler; “Vamos descobrir a Biblioteca” – com o auxílio e participação do professor Bibliotecário responsável: os formandos conhecem a Biblioteca escolar, os seus recursos e como a utilizar; escolher os livros por parte dos formandos e realizar registo através de uma ficha de leitura (será feito de três em três semanas); Essa ficha de leitura tem duas partes: uma parte que fica com o BibliotEFA e a outra que será para o formando levar consigo para realizar a síntese do livro, fazer o registo das palavras difíceis e respectivos significados, registar os pensamentos suscitados com a leitura e uma opinião acerca do livro. Esta parte da ficha de leitura fará parte do Diário de Leitura do formando; iniciar a construção do Diário de Leitura; na última entrega de livros deste período do projecto, será eleito o Biblioane, o melhor Leitor EFAcil Ler; na última semana de formação realizar-se-á uma reflexão sobre a actividade, por parte dos formandos; em Julho de 2011 elaborarão o relatório da actividade.
Esta actividade será, também, alargada às restantes turmas EFA.

Sem comentários: