quinta-feira, 13 de maio de 2010

Desenvolvimento da Leitura e da Escrita

Da equipa convidada pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) para realizar o estudo sobre os níveis de referência de desenvolvimento da leitura e da escrita, José Morais, coordenador do estudo, e duas colaboradoras, Cristina Carvalho e Isabel Leite, explicaram à Noesis quais os principais objectivos do projecto, como está a decorrer no terreno e qual o impacto esperado no sistema de ensino.

Um extracto da entrevista...


O que dizem os estudos mais recentes sobre o ensino da leitura?
Têm sido realizados muitos estudos. Os professores têm de ser informados sobre as melhores estratégias para as crianças aprenderem a ler. Aquela ideia de que um professor tem como referência apenas a sua experiência profissional não faz sentido porque o que é importante não é a experiência de um professor, mas sim de um conjunto de professores, e dos estudos que têm sido realizados sobre estas questões. Onde entra a parte do prazer na leitura?

Onde entra a parte do prazer na leitura?
O prazer surge quando já se sabe ler e escrever. À medida que a criança faz as aquisições fundamentais para progredir na descodificação da leitura, abre caminho para compreender aquilo que está a ler e vai descobrindo o prazer de ler.

Qual o papel das famílias?
Os pais podem ter um papel importante. Ao lerem um livro, podem ir apontando com o dedo para que as crianças se apercebam de que lemos da esquerda para a direita, da separação entre as palavras, etc. E, depois, há um aspecto essencial: se os pais não lêem, qual o valor que as crianças vão atribuir à leitura? O facto de os pais terem gosto pela leitura é algo que se transmite aos filhos. É importante que existam em casa livros, revistas e jornais e que as crianças vejam os pais a ler.

Qual a opinião sobre o PNL?
O PNL tem sido extremamente importante para incentivar a leitura, apetrechar as escolas com livros e promover a articulação com as bibliotecas escolares. Mas é fundamental que se saiba mais sobre a forma como as crianças aprendem a ler e a escrever, em português, ao mesmo tempo que se estabelecem objectivos que devem ser alcançados em cada ano de escolaridade.

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Fonte: Noesis



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