segunda-feira, 24 de maio de 2010

Anti-Monumento à Guerra em Famalicão

O Núcleo de Crianças da Amnistia Internacional, de Vila Nova de Famalicão, promoveu a iniciativa “War Toy on My War. The Story of an Anti-Monument”, nos dias 20 e 21 de Maio, no Parque da Juventude, em Vila Nova de Famalicão.

A iniciativa surge no âmbito da campanha da Amnistia Internacional que visa “Controlar as Armas” e representa o culminar de um projecto que começou no ano passado, com o nome “A Guerra não é um Brinquedo”. Na altura, foi pedido às crianças de todo o país que entregassem brinquedos de cariz bélico para que fossem transformados numa escultura. O objectivo era alertar miúdos e graúdos para o perigo das armas.
O Anti-Monumento à guerra encontra-se no Parque da Juventude da cidade de Famalicão e foi elaborado pelos artistas plásticos Alexandre Costa e Jorge Fernando dos Santos. A acção é o resultado de uma campanha lançada junto das crianças e jovens das escolas do concelho. Ao todo, a campanha envolveu mais de quatro mil crianças na recolha e destruição de brinquedos bélicos. Os alunos do 7º ano da nossa escola também participaram neste projecto que foi dinamizado pelos seus directores de turma, pela coordenadora dos directores de turma do 3º Ciclo e pela Biblioteca Escolar com a orientação da professora Arminda Ferreira.


Na quinta-feira, as crianças participaram na iniciativa "War Toy On My War: The story of an anti-monument", com sessões onde foram exploradas metodologias artísticas de desmontagem e destruição de brinquedos de guerra. E participaram na degustação de um brinquedo bélico em versão "doce", após o que, um cilindro de quatro toneladas passou por cima das centenas de brinquedos de guerra.
A iniciativa enquadrou-se na comemoração dos 50 anos da Declaração dos Direitos da Criança e dos 20 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança.

Fonte: Amnistia Internacional

Sem comentários: