quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Ana Maria Magalhães na Benjamim


Ana Maria Magalhães co-autora da colecção Uma Aventura e outras colecções esteve na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, no dia dez, com alunos e professoras de Língua Portuguesa do oitavo ano.
A co-autora do livro Quero Ser actor acedeu a um convite da biblioteca - A Casa de Camilo - para conversar com os alunos sobre o seu último livro.
Os alunos do oitavo ano prepararam nas aulas de Língua Portuguesa esta actividade e procuraram informações acerca da escritora para poderem dialogar com ela sobre a sua escrita e o seu percurso de vida mas, fundamentalmente, conversar sobre o seu último livro. Na opinião do Tiago Rodrigues do oitavo ano turma A: “A conversa com Ana Maria Magalhães foi interessante, foi divertida e soubemos acontecimentos da vida da escritora”.
Dessa preparação resultou um diálogo vivo entre autora e alunos, estes quiseram saber algumas curiosidades da sua vida. Ana Maria Magalhães foi respondendo a todos com simpatia e afectividade. O testemunho da Cristiana do oitavo ano turma A confirma a forma descontraída como a autora se apresentou: “Gostei da maneira de se exprimir e da forma alegre e descontraída com que relatava as suas histórias…”.
A sessão foi animada pelo grupo de teatro Espirros do Norte, da escola, que dramatizou um extracto do livro Quero Ser Actor e os seus actores demonstraram que querem ser bons actores.
Este encontro, que fez parte do plano de actividades da biblioteca, inseriu-se na X Feira do Livro, que decorreu de dez a catorze de Dezembro na biblioteca da escola e teve como objectivo promover a leitura junto das camadas mais jovens, como constatou a Ana Rita do oitavo ano turma A: “Na minha opinião, acho que este tipo de actividades incentivam os alunos à leitura”.
Para o sucesso desta iniciativa contou a boa vontade dos alunos e professores de Língua Portuguesa do oitavo ano e da editora Caminho que patrocinou a vinda da escritora.

Sem comentários: