sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Direitos da Criança - Hora do Conto n'A Casa de Camilo

 Durante as sessões da Hora do Conto, dos dias 13 e 20 de novembro, realizadas na biblioteca escolar A Casa de Camilo (Campus Escolar - AEPBS), com os alunos que frequentam o CAA, leram-se histórias e realizaram-se atividades relacionadas com o Dia Universal dos Direitos da Criança, que se celebra a 20 de novembro.

Os alunos, com o seu entusiasmo habitual, foram convidados a refletir sobre a importância dos sentimentos no seu dia-a-dia, especialmente aqueles que os fazem sentir bem e que deveriam ser frequentes em todas as crianças, e sobre os direitos a que todas as crianças deveriam ter acesso. 

Assim, no dia 13 de novembro, iniciaram a atividade com a leitura e a reflexão sobre a história O menino que oferecia palavras, de Peter Reynolds, e com a pesquisa de palavras, nos poemas escritos na revista do Agrupamento, que lhes transmitissem boas sensações. Posteriormente, selecionaram aquelas que consideraram mais bonitas e positivas, escreveram-nas e, com as mesmas, adornaram uma árvore. Esta tornou-se a árvore que continha os sentimentos e as sensações que todas as crianças deveriam experienciar, pelo que foi exposta na biblioteca escolar A Casa de Camilo para toda a Comunidade Educativa.

No dia 20 de novembro, partiram da leitura do livro Quando for grande quero ser criança, de Adélia Carvalho, para refletirem sobre os Direitos da Criança. Seguidamente, de acordo com a Declaração dos Direitos da Criança, adotada pelas Nações Unidas, em 1959, os alunos associaram diversos direitos aí presentes a imagens que os representavam. Desta associação, surgiu uma exposição sobre os Direitos da Criança, na biblioteca escolar A Casa de Camilo. Colorida, como deveria ser a vida de todas as crianças, esta exposição procurou chamar a atenção para direitos essenciais, que parecem adquiridos por todos, no entanto, são negados e/ou retirados a inúmeras crianças em todo o mundo. Um desses direitos é a inclusão, para o qual a escola, incluindo a biblioteca escolar, deve contribuir.





Sem comentários: