sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Direitos da Criança - Hora do Conto n'A Casa de Camilo

 Durante as sessões da Hora do Conto, dos dias 13 e 20 de novembro, realizadas na biblioteca escolar A Casa de Camilo (Campus Escolar - AEPBS), com os alunos que frequentam o CAA, leram-se histórias e realizaram-se atividades relacionadas com o Dia Universal dos Direitos da Criança, que se celebra a 20 de novembro.

Os alunos, com o seu entusiasmo habitual, foram convidados a refletir sobre a importância dos sentimentos no seu dia-a-dia, especialmente aqueles que os fazem sentir bem e que deveriam ser frequentes em todas as crianças, e sobre os direitos a que todas as crianças deveriam ter acesso. 

Assim, no dia 13 de novembro, iniciaram a atividade com a leitura e a reflexão sobre a história O menino que oferecia palavras, de Peter Reynolds, e com a pesquisa de palavras, nos poemas escritos na revista do Agrupamento, que lhes transmitissem boas sensações. Posteriormente, selecionaram aquelas que consideraram mais bonitas e positivas, escreveram-nas e, com as mesmas, adornaram uma árvore. Esta tornou-se a árvore que continha os sentimentos e as sensações que todas as crianças deveriam experienciar, pelo que foi exposta na biblioteca escolar A Casa de Camilo para toda a Comunidade Educativa.

No dia 20 de novembro, partiram da leitura do livro Quando for grande quero ser criança, de Adélia Carvalho, para refletirem sobre os Direitos da Criança. Seguidamente, de acordo com a Declaração dos Direitos da Criança, adotada pelas Nações Unidas, em 1959, os alunos associaram diversos direitos aí presentes a imagens que os representavam. Desta associação, surgiu uma exposição sobre os Direitos da Criança, na biblioteca escolar A Casa de Camilo. Colorida, como deveria ser a vida de todas as crianças, esta exposição procurou chamar a atenção para direitos essenciais, que parecem adquiridos por todos, no entanto, são negados e/ou retirados a inúmeras crianças em todo o mundo. Um desses direitos é a inclusão, para o qual a escola, incluindo a biblioteca escolar, deve contribuir.





terça-feira, 25 de novembro de 2025

Feira do Livro

 A Feira do Livro vai voltar ao AEPBS!!!!

Entre os dias 02 e 12 de dezembro, vai estar patente nas bibliotecas da Escola Básica Bernardino Machado e do Campus Escolar a Feira do Livro. Além de proporcionar a oportunidade aos alunos de adquirem novos livros, a feira permitirá, também, ter contacto com novos escritores e novas histórias. Assim, em conjunto com os livros, haverá várias atividades, como encontro com escritor, tertúlia literária, hora do conto, oficina com encarregados de educação, a fim de envolver e despertar em toda a comunidade o gosto por este extraordinário passatempo que é a leitura. 

Como referem as palavras de Garrison Keillor, "o livro é um presente que pode sempre ser aberto de novo."


Horário:.

Escola Básica Bernardino Machado - 08:20h às 16:45h     

Dia 10 , quarta-feira , aberta até às 21 horas.

Campus Escolar - 08:20h às 18:30h

Dia  9, terça-feira, aberta até às 21 horas.

Ler Fora da Escola


O projeto "Ler Fora da Escola" é crucial para o desenvolvimento integral da criança e para a formação de leitores autónomos e críticos.

Ele promove a prática da leitura para além do ambiente escolar, principalmente para o contexto familiar, reforçando a articulação entre a escola, a biblioteca escolar e os pais/encarregados de educação.

Este ano, o AEPBS tem as turmas do pré-escolar, 1º e 2º anos a participar. São muitas as famílias que têm participado com áudios e vídeos das leituras feitas em casa.



sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Os Direitos da Criança

 Os livros são ferramentas poderosas que contribuem diretamente para o exercício de vários direitos da criança, conforme estabelecido na Declaração Universal dos Direitos da Criança (1959) e na Convenção sobre os Direitos da Criança (1989).

Neste sentido, no dia 20 de novembro, a Biblioteca Escolar da Escola Básica de Joane foi palco da promoção do Direito à Educação e à Cultura, onde os alunos das turmas do 1º e 3º anos exploraram  diversas temáticas. Os livros não foram  apenas um instrumento de lazer ou ensino; pautaram-se  por ser um instrumento de cidadania que capacita a criança a ser um sujeito de direitos ativo e consciente.
A terminar a atividade, os alunos dançaram ao som da música oficial do Dia Nacional do Pijama “Não te serve este abraço?, que pretende  sensibilizar para o direito de todas as crianças crescerem numa família.

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Concurso " Convence-me" está de volta!

 


Estão abertas as inscrições para o concurso Convence-me , Festa da Leitura do Ave.

A participação é feita por equipas e deve ser constituída por 2 a 4 elementos, aceitando-se equipas constituídas por alunos de anos de escolaridade diferentes, desde que pertencentes ao mesmo ciclo de ensino.

Tens talento para convencer o publico?

Faz, então, a inscrição da tua equipa junto do teu professor de português ou na biblioteca escolar!

REGULAMENTO, AQUI.

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Outubro na Biblioteca Escolar A Casa de Camilo

 Durante o mês de outubro, celebramos os Mês Internacional da Biblioteca Escolar (#mibe) na Biblioteca Escolar A Casa de Camilo. Apresenta-se, seguidamente, as várias atividades realizadas.

- Autor do mês: Agustina Bessa-Luís



- Dia da Alimentação, através da divulgação de poemas sobre frutas da época. Além disto, foram oferecidas frutas aos alunos que frequentaram a biblioteca no dia 16 de outubro.




- Formação de Utilizadores







- Das Estantes para a IA, um projeto em que os alunos reescreveram a Proposição d'Os Lusíadas à luz dos nossos dia, usando, por último, a Inteligência Artificial. 



- Realização da oficina: ChatGpt: Substituto ou Complemento?



- Diálogos sobre el arte, uma atividade realizada em colaboração com a disciplina de Espanhol, em que os alunos exploraram livros relacionados com a arte, questionaram a Inteligência Artificial sobre o que é a arte e debateram como a arte é influenciada pela sociedade e como nesta se notam os seus diferentes propósitos.



- A disciplina de EMRC, em colaboração com a Biblioteca A Casa de Camilo, promoveu debates sobre a influência da Inteligência Artificial em temas como "O Amor" e "O Sentido da Vida".














sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Vozes de São Martinho

 Dia de São Martinho


A Biblioteca Bernardino Machado festejou o Dia de S. Martinho com a atividade «Vozes de S. Martinho», dinamizada pela professora Joaquina Faria. Os alunos do 5.º D e os seniores juntaram as suas vozes e criaram um momento de partilha com músicas e vivências alusivas a este dia.

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Autor do Mês

 Álvaro Magalhães

«Tenho a convicção de que a leitura nunca acabará, por mais que a sufoquem, pois corresponde a uma necessidade humana.»
                            Álvaro Magalhães

                 

Álvaro Magalhães é um prestigiado autor português cujas obras são muito apreciadas pelo público juvenil.  Para ele, escrever é uma necessidade porque é incapaz de parar de sonhar e a sua imaginação já o levou a criar mais de uma centena de obras. 

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Halloween


 

Biblioteca  Assombrada!

     Nesta semana do Halloween, a Biblioteca Bernardino Machado transformou-se num local assombrado com contos assustadores, no âmbito do MIBE.
    Uma das atividades dinamizada pela professora Ana Raquel Coelho consistiu na leitura dramatizada do conto “O quarto 313”, na qual participaram as turmas de 5º ano da EBBM com a colaboração dos docentes que acompanharam os alunos.
    No dia 31, as turmas do 3.º ano da Escola Básica de Joane deslocaram-se à Biblioteca Bernardino Machado para assistirem à dramatização da história “A casa da minha avó”, com os encarregados de educação a transformarem-se nas personagens horripilantes e assustadoras do conto. Esta atividade resultou da parceria entre as bibliotecas escolares e os familiares destes alunos.
     A Biblioteca foi decorada com a colaboração das turmas do 5.º e 6.º anos, que realizaram trabalhos fantásticos, no âmbito da disciplina de Inglês do 2.º ciclo, promovendo, desta forma, a Sustentabilidade.
    A terminar a atividade, os encarregados de educação envolvidos sensibilizaram os presentes para o impacto do consumo excessivo no planeta, durante esta festa, apelando para a reutilização e reciclagem dos materiais usados na decoração dos espaços e na criação de fantasias.

MIBE: Bibliotecas Escolares do 1º ciclo

 

Durante o mês de outubro, as Bibliotecas Escolares do 1º ciclo em articulação com alguns departamentos/ clubes tornaram-se num espaço de descoberta, inovação e pensamento crítico.

Participaram ativamente alunos, professores, famílias, seniores e entidades externas nas atividades diversificadas que foram para além das estantes, ligando o passado e o futuro, o livro, a imaginação e promoveram afetos entre gerações.