No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), a biblioteca escolar A Casa de Camilo levou a cabo o projeto Das estantes para a IA, procurando, desta forma, ir ao encontro do tema do MIBE, "Além das Estantes: Inteligência Artificial, Bibliotecas e o Futuro das Histórias".
Tendo as novas tecnologias e a Inteligência Artificial uma considerável presença do dia-a-dia dos alunos, professores e restante comunidade escolar, a biblioteca não poderia estar à parte desta realidade. Assim, partindo do mote lançado pelo MIBE, desafiou os alunos da turma 9.º A a reescreverem a Proposição d'Os Lusíadas, adaptando-a aos dias de hoje, pelo que alunos dedicaram os seus textos a pessoas ou instituições da atualidade. Posto isto, um novo desafio foi lançado: como reescreveria a IA - usando o ChatGpt, a Proposição, utilizando as mesmas pessoas e as mesmas instituições escolhidas pelos alunos. Os alunos forneceram todas as pistas necessárias à ferramenta digital para a elaboração dos textos e também de imagens das pessoas e das instituições escolhidas, como se estas tivessem existido no século XVI.
Com a realização deste projeto, os alunos compreenderam que orientaram a ferramenta digital, fornecendo-lhe os dados necessários, no entanto, a criação do texto e das imagens foi da responsabilidade da ferramenta, pelo que a atribuição da autoria dos mesmos lhe era devida. Desta forma, trabalhou-se a questão da ética, compreendendo os limites existentes entre a intervenção humana e a intervenção da máquina.
A biblioteca escolar não esquece a sua função comunicativa, por isso, expôs à comunidade escolar o resultado deste projeto, pretendendo dar a conhecer o papel da biblioteca como ponte de ligação entre a escola e as tecnologias, como garantia de acesso equitativo a narrativas diversas e diversificadas e como elo que humaniza o uso da IA (tal como refere João Paulo Proença - BAD). Assume, desta forma, a biblioteca escolar um papel de mediadora entre o passado - as estantes -, o presente - a IA - e o futuro - evolução tecnológica, usada com ética e responsabilidade.
Este projeto foi concretizado com a ajuda e contribuição da professora Maria José Oliveira, responsável pelo Plano Nacional das Artes no Agrupamento AEPBS, da professora Ema Pacheco, que orientou e auxiliou os alunos na criação dos textos, e dos alunos do 2.º O (Curso Profissional de Design de Equipamentos), no design de materiais para permitir a exposição final, além dos assistentes operacionais que conceberam os materiais necessários e auxiliaram na montagem da exposição.
Sem comentários:
Enviar um comentário