quinta-feira, 10 de abril de 2025

Colaboração da BE "A casa de Camilo" na caracterização de personagens históricas


Na Semana da Flexibilidade, no âmbito do projeto da turma 9º A, alusivo ao século XVI, realizou-se, no dia 3 de abril, uma iniciativa inovadora no Campus Escolar do AEPBS. Cinco alunos caracterizados como figuras emblemáticas da Arte e da História circularam pelo espaço escolar, promovendo um diálogo entre diferentes disciplinas. Os personagens representados foram Luís de Camões, Gil Vicente, Bartolomeu Dias e Leonardo da Vinci, além dos patronos do Agrupamento, Bernardino Machado e Padre Benjamim Salgado. Essa atividade interdisciplinar envolveu as áreas de Português, História, Geografia, Cidadania e Desenvolvimento e Educação Visual, promovendo um entendimento mais aprofundado da influência da Arte na sociedade. Durante a ação, os alunos personificaram esses personagens carismáticos, compartilhando conhecimentos adquiridos em sala de aula e estabelecendo conexões entre o passado e o presente.Esse momento serviu como um prelúdio para a grande apresentação que ocorrerá em maio, durante a Semana Camoniana realizada em articulação com o Plano Nacional das Artes/Plano Cultural de Escola, onde as turmas do 9º ano (A, B e C) participarão de uma encenação dramatizada mais ampla. O projeto, coordenado pela equipa educativa das três turmas, tem como questão central: "Como se espelha a Arte na Sociedade?". A intenção é expandir o olhar dos estudantes sobre a influência artística ao longo dos séculos, chegando até à contemporaneidade. 
Destaca-se o papel essencial da Coordenadora do PAFC, Ângela Maciel,  que orientou o projeto com profissionalismo e muita dedicação, garantindo que os objetivos fossem plenamente alcançados. Igualmente fundamental foi a colaboração da professora bibliotecária Anabela Cabral que contribuiu para a cocriação da atividade e para a assimilação do propósito educativo. 
Esse primeiro contacto com a comunidade escolar focou-se na Arte e na sociedade do século XVI, sem perder de vista o tema geral do nono ano: os quinhentos anos de Camões. Esta iniciativa demonstrou como a educação pode ser dinâmica e envolvente, integrando diferentes áreas do conhecimento e proporcionando experiências significativas aos alunos.






Sem comentários: