quarta-feira, 23 de abril de 2025

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

 A 23 de abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, uma data definida em 1995, aquando da Conferência Geral da UNESCO que se realizou em Paris. Este dia é uma celebração para promover o prazer dos livros e da leitura.

Ler é ser livre!

Lê como os nossos pequenos leitores!



Evidências das Bibliotecas Escolares do AEPBS -2.º Período

 




terça-feira, 22 de abril de 2025

Dia da Terra - 22 de abril

Dia Mundial da Terra é, anualmente, comemorado a 22 de abril. Esta comemoração visa reconhecer a importância do planeta e alertar para a importância e a necessidade de preservar os recursos naturais do mundo, tendo como tema em 2025: O Nosso Poder, O Nosso Planeta.               
                                          in: https://www.turismodeportugal.pt/pt/Agenda/Paginas/dia-mundial-terra.aspx


 

terça-feira, 15 de abril de 2025

Caça aos ovos

 No último dia de aulas, a Biblioteca Bernardino Machado recebeu um grupo de alunos para uma "Caça aos ovos de Páscoa"!



Foi uma manhã bem divertida!

Páscoa na Biblioteca B.M.

 O Coelho da Páscoa visitou a Biblioteca Bernardino Machado e deixou uns ovos! 


 Os chapéus "Ninho de ovos" são da autoria dos nossos alunos do 2.º ciclo!

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Colaboração da BE "A casa de Camilo" na caracterização de personagens históricas


Na Semana da Flexibilidade, no âmbito do projeto da turma 9º A, alusivo ao século XVI, realizou-se, no dia 3 de abril, uma iniciativa inovadora no Campus Escolar do AEPBS. Cinco alunos caracterizados como figuras emblemáticas da Arte e da História circularam pelo espaço escolar, promovendo um diálogo entre diferentes disciplinas. Os personagens representados foram Luís de Camões, Gil Vicente, Bartolomeu Dias e Leonardo da Vinci, além dos patronos do Agrupamento, Bernardino Machado e Padre Benjamim Salgado. Essa atividade interdisciplinar envolveu as áreas de Português, História, Geografia, Cidadania e Desenvolvimento e Educação Visual, promovendo um entendimento mais aprofundado da influência da Arte na sociedade. Durante a ação, os alunos personificaram esses personagens carismáticos, compartilhando conhecimentos adquiridos em sala de aula e estabelecendo conexões entre o passado e o presente.Esse momento serviu como um prelúdio para a grande apresentação que ocorrerá em maio, durante a Semana Camoniana realizada em articulação com o Plano Nacional das Artes/Plano Cultural de Escola, onde as turmas do 9º ano (A, B e C) participarão de uma encenação dramatizada mais ampla. O projeto, coordenado pela equipa educativa das três turmas, tem como questão central: "Como se espelha a Arte na Sociedade?". A intenção é expandir o olhar dos estudantes sobre a influência artística ao longo dos séculos, chegando até à contemporaneidade. 
Destaca-se o papel essencial da Coordenadora do PAFC, Ângela Maciel,  que orientou o projeto com profissionalismo e muita dedicação, garantindo que os objetivos fossem plenamente alcançados. Igualmente fundamental foi a colaboração da professora bibliotecária Anabela Cabral que contribuiu para a cocriação da atividade e para a assimilação do propósito educativo. 
Esse primeiro contacto com a comunidade escolar focou-se na Arte e na sociedade do século XVI, sem perder de vista o tema geral do nono ano: os quinhentos anos de Camões. Esta iniciativa demonstrou como a educação pode ser dinâmica e envolvente, integrando diferentes áreas do conhecimento e proporcionando experiências significativas aos alunos.






quinta-feira, 3 de abril de 2025

Palestra "Inteligência Artificial: Passado, Presente e Futuro"

No passado dia 1 de abril de 2024, a escola  Secundária Padre Benjamim Salgado foi palco de uma palestra inspiradora sobre a evolução e o impacto da Inteligência Artificial (IA), intitulada "Inteligência Artificial: Passado, Presente e Futuro". A conferência, que reuniu alunos de várias turmas, foi proferida pelo Prof. Doutor Emanuel Gouveia, docente da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade Católica de Braga, proporcionou uma aprendizagem enriquecedora sobre os avanços tecnológicos e suas implicações na sociedade.

O palestrante, um especialista reconhecido no campo da IA, iniciou a sessão abordando a história da tecnologia, desde os primeiros conceitos teóricos até os desenvolvimentos atuais. Em seguida, discutiu os desafios e oportunidades que a IA representa nos dias de hoje, destacando aplicações em setores como saúde, educação e indústria. Por fim, fez uma projeção sobre o futuro da inteligência artificial, abordando questões éticas e a sua crescente influência no mercado de trabalho.
Um dos pontos altos da palestra foi a participação ativa dos alunos, que demonstraram grande interesse e curiosidade sobre o tema. Durante a sessão de perguntas e respostas, foram levantadas questões pertinentes, como o impacto da IA na empregabilidade, a segurança dos dados e os limites da automação.
O evento foi amplamente elogiado pelos participantes, que destacaram a importância de iniciativas como esta para fomentar o pensamento crítico e preparar os estudantes para os desafios tecnológicos do futuro.
Com iniciativas como esta, a escola reafirma o seu compromisso com a educação tecnológica, promovendo debates que capacitam os alunos para compreender e moldar o futuro da tecnologia.
A Biblioteca Escolar do AEPBS agradece a presença de todos.







quarta-feira, 2 de abril de 2025

Dia Internacional do Livro Infantil

No dia 2 de abril, comemora-se, em todo o mundo, o nascimento de Hans Christian Andersen.

A partir de 1967, este dia passou a ser designado Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros na infância.

Os alunos do pré-escolar e 1º ciclo não se esqueceram do seu amigo LIVRO!




quarta-feira, 26 de março de 2025

Semana da leitura - Hora do conto

 No dia 14 de março, os alunos do 6.º B deslocaram-se à biblioteca Bernardino Machado para ouvirem a leitura do livro A menina da Frente de Onjali, Q. Raúf. 



A menina da frente transmite uma bela mensagem sobre a bondade e empatia relativamente a crianças refugiadas.

sexta-feira, 21 de março de 2025

Semana da Leitura - Hora do Conto

 Ao longo da Semana da Leitura, as turmas do Jardim de Infância e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado promoveram a leitura com a exploração de diversas obras, tendo como principais contadores das histórias os familiares e a ex-professora do AEPBS, Manuela Silva.



Dia Mundial da Árvore e da Poesia no 1º ciclo

 

Celebrar o Dia Mundial da Árvore e da Poesia na escola é uma oportunidade para educar, sensibilizar e inspirar os alunos a serem cidadãos mais conscientes e responsáveis, que valorizam a natureza e a cultura.

A poesia permite uma reflexão sobre a natureza e a importância da sua preservação, fazendo com que possamos compreender melhor a relação estreita entre Homem e natureza. Neste sentido, foi explorada a obra “A Árvore Generosa “, de Shel Silverstein. Este livro serve como uma metáfora para a forma como os seres humanos, muitas vezes, exploram e negligenciam a natureza, realçando igualmente a importância de respeitar e preservar o meio ambiente. Foram ainda declamados poemas nas Bibliotecas Escolares do AEPBS. As atividades contaram com  a participação das turmas do 2º e 3º anos,  das escolas  Básicas de Joane  e Agra Maior.




Dia Mundial da Árvore, da Floresta e da Poesia na ESPBS





 

Semana da Leitura - Tertúlia Literária


 No dia 13 de março, a biblioteca Bernardino Machado recebeu a visita das encarregadas de educação Sónia Ferreira e Eugénia Macedo para uma agradável conversa sobre livros com alunos do 7.º A.




terça-feira, 18 de março de 2025

Fase Municipal - Concurso "Convence-me" Festa da Leitura do Ave

 Temos vencedores!

Os alunos representantes do AEPBS no concurso “Convence-me – Festa da Leitura do Ave” estão de parabéns pelo seu empenho e dedicação demonstrados em palco, perante o júri especializado do evento.

O 1º ciclo fez-se representar pelo grupo, Os Poetas, do 4ºano da Escola Básica de Agra Maior. Já o 3º ciclo apresentou, As Mensageiras, do 9ºA da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado. Estes grupos consagraram-se vencedores dos respetivos ciclos, num universo de seis agrupamentos escolares, avançando desta forma para a fase intermunicipal, etapa final, que terá lugar no dia 30 de abril, em Vieira do Minho.

Esta iniciativa é uma excelente oportunidade para promover não só a leitura como um prazer, como despertar os jovens para a importância das expressões artísticas e do trabalho em equipa. É organizada pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas Municipais do Ave (RIBMAVE), com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave).

Agradecemos a todos os envolvidos; professores titulares, professor Sérgio Ferreira (Teatro), encarregados de educação e Direção.

Aos alunos participantes:

Gabriela Marques, João Marques, Maria Dinis, Tomás Azevedo-EBA4- Vencedores

Afonso Azevedo, Miguel Rodrigues-6º A

Matilde Vilarinho, Selena Peixoto, Ana Beatriz, Núria Carvalho-9ºA- Vencedoras

Samuel Lucas, Tiago Moreira- 3Q








quinta-feira, 13 de março de 2025

Famalicão a ler - Escola Secundária Padre Benjamim Salgado






Famalicão a ler -1º ciclo AEPBS

 Semana da Leitura- Famalicão a ler - 1ºciclo





Escritores presentes na Semana da Leitura do AEPBS

 Os dias 10 e 11 de março dedicados à Semana da Leitura celebraram a importância dos escritores e das sua obras.

No 1º ciclo, tivemos a presença do escritor Richard Towers, nas escolas Básicas de Pousada de Saramagos e Agra Maior, cuja capacidade multifacetada encantou os pequenos e os grandes leitores , com a sua música e dança.
No 3º ciclo e secundário, a escritora e ilustradora Ana Luísa Pais esteve à conversa com os alunos e apresentou os seus livros “Eu a as Babes” e “ Socorro! Sou uma adolescente”, despertando uma grande participação e partilha de opiniões sobre a adolescência, fase complicada para alguns, segundo os mesmos. Os adolescentes participantes identificaram-se muito com os problemas e vivências dos protagonistas destas histórias
No final, os alunos foram presenteados com os livros autografados pelos escritores
A Biblioteca Escolar do AEPBS agradece a presença de todos e destaca a oportunidade dos nossos alunos privarem com escritores, promovendo desta forma o gosto pela leitura.








segunda-feira, 10 de março de 2025

Cerimónia de Abertura da "Semana da Leitura"


Hoje, dia 10 de março, as professoras bibliotecárias do AEPBS participaram na "Cerimónia de Abertura da Semana da Leitura Concelhia 2025" que decorreu no Agrupamento de Escolas D. Sancho I. Depois de assistirmos a dois agradáveis momentos culturais dinamizado pelos alunos da escola, houve a participação dos oradores convidados:

- Prof. Maria Helena Pereira (Diretora do Agrupamento);

- Augusto Lima (Vereador da Câmara Municipal V.N. Famalicão);

- Prof. António Pires (Coordenador Interconcelhio RBE);  

- Prof. Doutor Laborinho Lúcio (jurista, professor universitário, ex-ministro da Justiça e escritor).


Nesta semana, de 10 a 14 de março, façam como eles: 
leiam muitos livros! 😏







sexta-feira, 7 de março de 2025

Dia Internacional da Mulher

 

O Dia Internacional da Mulher é celebrado, anualmente, no dia 8 de março.

Este dia pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até ao dia de hoje, relembrando o caminho para a igualdade. Defender causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a proteção em situações de violência física e/ou psicológica ou o acesso à educação continuam atuais porque, em vários pontos do globo, esses direitos continuam por cumprir.



sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Semana da Leitura

A Semana da Leitura é uma iniciativa de âmbito nacional, proposta pelo Plano Nacional de Leitura 2027, no âmbito da qual as Bibliotecas Escolares do AEPBS organizam um programa de atividades educativas com o envolvimento de todas as escolas.
Encontros com autores, ateliês e oficinas, leitura de contos, tertúlias literárias e partilha de leituras são algumas das diferentes atividades que decorrem de 10 a 14 de março.



 

O programa completo pode ser consultado aqui!

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Premiados do desafio de escrita - Mural dos Afetos - ESPBS


Mural dos Afetos  Premiados:


- Afonso Ribeiro, 8ºE;
- Ariana Abreu, 9ºC;
- Eva Silva Oliveira, 10ºB;
- Inês Ferreira, 8ºE;
- Joana Machado, 11ºC;
- Lara Rodrigues Oliveira, 11ºA;
- Serena Dias, 10ºC;
- Simão Mota, 11ºE.

Parabéns pelo empenho e dedicação!



terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Encontro Intergeracional no mês dos afetos

No mês de fevereiro celebra-se o amor e os afetos entre as várias gerações. E assim aconteceu no Encontro Intergeracional, na biblioteca escolar do 1º ciclo do AEPBS, entre as turmas do 3º e 4º anos e os utentes das instituições; Centro Social de Pousada de Saramagos, Vermoim, Mogege, Casa de Giestais da ATC e a Universidade Sénior D. Dinis de Joane.

Os idosos, com toda a sua experiência e criatividade, dramatizaram a história da Carochinha da obra Robertices de Luísa Dacosta. Já as turmas do 3º ano declamaram poemas em homenagem aos convidados. Por sua vez, os alunos do 4º ano cantaram músicas populares e recitaram poemas da obra “Mistérios” de Matilde Rosa Araújo.

No final, as diferentes gerações presentes partilharam um lanche.

Assistimos a momentos muito enternecedores, onde a leitura intergeracional promoveu o desenvolvimento de competências sociais, como a empatia, a comunicação e a capacidade de escuta. Através deste convívio e da partilha de experiências, os alunos aprenderam a respeitar as diferenças, a promover laços de afetos e a construir uma sociedade mais justa e solidária.





sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Sentimentos e emoções na BE "A Casa de Camilo"


No âmbito das atividades realizadas na "Semana dos Afetos", a biblioteca escolar "A Casa de Camilo" convidou os seus utilizadores a escrever frases criativas de amor/amizade. Promoveu também a leitura expressiva de diversos autores e realizou uma exposição com a temática "Amor".

Agradecemos a participação de todos os alunos envolvidos nas atividades, em particular, aos alunos que participaram na leitura expressiva: do 9ºC, Ariane Abreu e Lia Fernandes; do 11ºE, Bernardino Araújo e Lavynnia Silva. 

domingo, 9 de fevereiro de 2025

Autor do mês - 1º ciclo


António Torrado

Nasceu a 21 de novembro de 1939, em Lisboa. Morreu a 11 de junho de 2021, também em Lisboa. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Coimbra. Dedicou-se à escrita desde muito novo, tendo começado a publicar aos 18 anos. A sua atividade profissional é diversa: escritor, pedagogo, jornalista, editor, produtor e argumentista para televisão. Trabalhou em parceria com Maria Alberta Menéres em diversos livros e programas de televisão. Foi Coordenador do Curso Anual de Expressão Poética e Narrativa no Centro de Arte Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi professor responsável pela disciplina de Escrita Dramatúrgica na Escola Superior de Teatro e Cinema. Foi dramaturgo (autor de peças de teatro) residente na Companhia de Teatro Comuna em Lisboa.
Sendo consensualmente considerado um dos autores mais importantes na literatura infantil portuguesa, possui uma obra bastante extensa e diversificada, que integra textos de raiz popular e tradicional, mas também poesia e sobretudo contos. Reconheceu a importância fundamental da literatura infantil enquanto veículo de mensagens, elegendo como valores a promover a liberdade de expressão e o respeito pela diferença.

António Torrado utilizou com frequência o humor em algumas das suas histórias. Trabalhou em novelas e romances para a infância e juventude, mas a vertente mais marcada da sua atividade nos últimos tempos foi, sem dúvida, o teatro.







quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Dia Mundial da Leitura em Voz Alta - 5 fevereiro

As Biblioteca Escolares do AEPBS não deixam passar o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta em branco. Neste dia, 5 de fevereiro, os alunos do AEPBS celebram   o valor e a importância da leitura.
 Ler em voz alta favorece o gosto pela palavra, escuta e a atenção!






 

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Autor do mês Fevereiro - Almeida Garret


 

Convence-me! Fase Escolar



Apresentamos os alunos do AEPBS apurados na fase escolar para o Concurso Convence-me, Festa da Leitura do Ave, da responsabilidade do CIM do Ave, em articulação com as Bibliotecas Escolares. A fase Municipal será no dia 17 de março, durante a tarde.




 

sábado, 25 de janeiro de 2025

Vozes de Camões


Ler Camões, atividade proposta pela Rede de Bibliotecas Escolares, no âmbito da iniciativa de leitura simultânea de textos camonianos ou a partir da sua obra. Este evento aconteceu no dia 23 de janeiro, data do nascimento de Luís Vaz de Camões.

Vozes de Camões pelos alunos do AEPBS para eternizar o ilustre vulto da poesia camoniana.

 



terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Exposição – “Uma árvore de Histórias: cem anos de literatura infantil e juvenil em galego”.

 

No dia 20 de janeiro, as professoras bibliotecárias do AEPBS participaram mais uma vez na reunião do grupo de trabalho das bibliotecas de Famalicão. Na primeira parte, assistiram à visita orientada à Exposição “Unha árbore de historia: cen anos de literatura infantil e xuvenil en galego” (traduzida para “Uma árvore de Histórias: cem anos de literatura infantil e juvenil em galego”), com a participação das entidades e representantes que marcaram presença no momento:

- CCDR NORTE  (Chefe de Divisão de Programação e Promoção Cultura do projeto NORTEAR, onde se integra a exposição);

- XUNTA DA GALICIA (Xefe de Servizo do Libro e Publicacións);

- EURORREGIÓN GALICIA (Responsável da Biblioteca de Galícia);

- VEREADOR DA CÂMARA MUNICIPAL V.N.FAMALICÃO; 

- COORDENADOR INTERCONCELHIO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES; 

- GRUPO DE TRABALHO DAS BIBLIOTECAS DE FAMALICÃO. 





sábado, 18 de janeiro de 2025

Dia internacional do riso

 


O Dia Internacional do Riso celebra-se a 18 de janeiro. Este dia chama a atenção para a importância de rir. O riso é um comportamento humano que traz bem-estar às pessoas. Por isso, neste dia deve rir o mais que puder; quer na companhia dos amigos, trocando-se anedotas e episódios engraçados; quer sozinho, em casa a ver as suas comédias preferidas ou a ler um livro engraçado. 


“O sorriso é uma chave 

Que abre portas e janelas. 

Entre muitas coisas mágicas 

O sorriso é uma delas. 

O sorriso é simpatia 

Também pode ser amor. 

O sorriso tem magia 

Tem ternura e calor. 

O sorriso dá carinho 

O sorriso faz amigos. 

Constrói tu, no teu caminho 

Uma ponte de sorrisos.”


 - Rosa Lobato de Faria, "Sorriso"


quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Autor do mês - 1º ciclo


 Luísa Dacosta


Maria Luísa Saraiva Pinto dos Santos (Ferreira da Costa pelo casamento), que adotaria o nome literário de Luísa Dacosta, nasceu em Vila Real de Trás-os-Montes, em 1927. Formada em Histórico-Filosóficas, foi professora de Língua Portuguesa, no 2.º ciclo do Ensino Básico, em escolas do Porto.

É autora de uma obra literária (para adultos) de qualidade reconhecida pela crítica, várias vezes premiada, cujo primeiro volume, Província, foi editado em 1955. Nos contos, nas ficções mais longas, nas crónicas (A-Ver-O-Mar: Crónicas, 1981Morrer a Ocidente: Crónicas, 1990) e nos seus dois volumes de diário (Na Água do Tempo: Diário, 1992Um Olhar Naufragado: Diário II, 2008), oscila entre uma prosa realista e uma prosa intimista, de fundo autobiográfico, apresentando uma «escrita perto, muito perto, do coração das coisas» (Morão, 1993: 121).

Luísa Dacosta recebeu a Medalha de Mérito da Cidade do Porto e, em 2002, viu a qualidade da sua obra literária consagrada pela atribuição do Prémio «Uma Vida Uma Obra» da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto. Em 2004, por ocasião dos trinta anos do 25 de Abril e dos 150 anos da morte de Almeida Garrett, e com base na decisão de um júri nomeado para o efeito, a Cooperativa Artística Árvore promoveu homenagens a diversas personalidades do Porto que, nas três últimas décadas, se haviam destacado em áreas diversas. Luísa Dacosta foi a personalidade distinguida na área da Educação. Foi galardoada ainda com o Prémio Máxima, pelo seu volume de diário Na Água do Tempo e, pela sua carreira literária, com o Prémio Vergílio Ferreira de 2010, atribuído pela Universidade de Évora.

 É, ainda, autora de outros tipos de textos para crianças. Em Lá vai uma… lá vão duas…, obra distinguida com o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças em 1994, reconta, recriando-os, textos da tradição oral. Em Teatrinho do Romão e em Robertices, recria, em linguagem dramática, outros contos ou peças breves da tradição popular portuguesa. Um texto de cariz histórico, A batalha de Aljubarrota, embora com os singulares traços estilísticos que descobrimos noutras obras, é outra área de intervenção explorada pela Autora para os mais pequenos.


terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Autor do mês

 Ondjaki

Ondjaki é considerado um dos jovens talentos da literatura lusófona, tendo recebido várias distinções e traduzido em várias línguas.


      Ndalu Almeida, nome próprio de Ondjaki, nasceu em Luanda (Angola), em 1977. Cedo adquiriu o gosto pela leitura, graças às bandas desenhadas como Astérix e Obélix. Ainda jovem, com apenas 14 anos, começou a ler  grandes autores como Gabriel Garcia Márquez ou Jean-Paul Sartre.
      Em 2000 lançou o seu primeiro livro de poesia  Actu Sanguíneu, obtendo uma Menção Honrosa no prémio angolano António Jacinto. No ano seguinte publicou os contos Momentos de Aqui e o romance Bom dia camaradas. Em 2007, com o conto Os da minha rua conquistou o Prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 2013 ganhou o Prémio José Saramago com o livro Os transparentes.


Neste livro, Ondjaki mostra a rua como espaço de descoberta, de alegria, tristeza e amizade.