segunda-feira, 4 de março de 2024

Autor do mês de março- 1º Ciclo



António Torrado nasceu em Lisboa, em 1939, formou-se em Filosofia em Coimbra e dedicou-se ao ensino na década de 1960, até ser afastado por motivos políticos.
Escreveu para jornais, trabalhou na área editorial, foi chefe do Departamento de Programas Infantis na RTP e “fundador de uma escola infantil e básica, pioneira em Portugal do Movimento da Escola Moderna”, como refere a biografia na página da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas.
António Torrado, que já deu o nome a várias escolas do ensino básico, foi ainda cofundador da Associação Portuguesa de Escritores, do Instituto de Apoio à Criança e da Sociedade Portuguesa de Autores.
Era membro da Associação Internacional de Críticos Literários, e foi responsável pela cadeira de Escrita Dramatúrgica da Escola Superior de Teatro e Cinema.
Formou professores em Portugal e noutros países de língua portuguesa, coordenou o curso anual de Expressão Poética e Narrativa do antigo Centro Artístico Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian, e trabalhou de perto em dramaturgias com o Teatro da Comuna, de que foi dramaturgo residente.
A extensa obra literária de António Torrado, que soma perto de centena e meia de títulos, está traduzida em diversas línguas.

António Torrado morreu em Lisboa, a 21 de junho de 2021, com 81 anos.

Sem comentários: