quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Ler … aprender … e brincar!

As seis turmas do pré-escolar do AEPBS têm desenvolvidos atividades que visam a promoção da leitura e do livro em contexto da biblioteca escolar, sala de atividades e no polo da Biblioteca Municipal de Joane. No âmbito do projeto Leituras em Família- Leituras em vai e vem, as crianças continuam a levar os seus amigos livros para casa e a explorar os mesmos com os familiares.
Relacionado com este projeto, a turma do JIA recebeu a visita de uma mãe que explorou o livro Um bocadinho de inverno de Paul Stewart. Um livro ideal para momentos em família , que envolve todos numa grande amizade.
Já a turma do JIB participou numa atividade lúdico-pedagógica, subordinada à temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável- Contos que mudam o Mundo. A exploração do livro Eleição dos bichos, no polo da Biblioteca Municipal de Joane permitiu sensibilizar os mais pequenos para uma cidadania mais ativa. Este livro é um convite para a reflexão e para o diálogo construtivo entre crianças e adultos, onde aprendem como se elegem os nossos representantes e como funciona a Democracia.

“A escola e a família têm uma responsabilidade acrescida sobre a forma como, em conjunto, podem potenciar a aquisição da competência leitora e fazer de cada criança um leitor para a vida”. (PNL)




Sem comentários: