segunda-feira, 25 de abril de 2022

Festa da leitura, dos livros e da Liberdade!

As turmas do 3º ano da Escola Básica de Joane, na sexta-feira, dia 22, festejaram a leitura e o livro” O tesouro” de Manuel António Mota. O livro foi explorado pelos alunos em contexto de sala de aula, em leitura orientada, e, posteriormente, na biblioteca escolar, refletiram sobre a importância deste Tesouro para Portugal. O caráter profundamente pedagógico desta obra fez com que os alunos ficassem ligados à história até ao fim... e às músicas de intervenção, nomeadamente “Somos Livres” que foi cantada efusivamente por todos.
Para reforçar os valores da liberdade, justiça e igualdade, que tanto devemos preservar, as turmas pintaram o mural do 25 de abril, exposto na entrada principal da EBJ.
“Um livro no coração- O Tesouro- Todos somos Livros.”
“Era uma vez um país que ficou sem o seu maior tesouro. Era tão valioso que as pessoas sentiam a sua falta nas coisas mais simples, como falar à vontade ou ver os filmes, ouvir as músicas e ler os livros que queriam. Andaram anos e anos infelizes, com os olhos cheios de tristeza. Sentiam-se numa prisão e, na verdade, os polícias podiam prender, castigar e até matar. Mas um dia, uma revolução cheia de cravos vermelhos despertou o povo para a liberdade. Esta história, meninas e meninos, aconteceu mesmo e, agora, o precioso tesouro também vos pertence” - A LIBERDADE.





Sem comentários: