domingo, 10 de fevereiro de 2019

Do teatro ao conto

As bibliotecas escolares do 1º ciclo do AEPBS desenvolveram, mais uma vez, atividades de promoção da leitura para o 3º e 4º anos. Desta vez, a responsabilidade pelas atividades esteve a cargo da contadora de histórias, Patrícia Amaral, representando o Teatro da Didascália, parceiro do Agrupamento em projetos de leitura.
A linguagem lúdica e multifacetada devido à sua vertente pedagógica de contadora de histórias e atriz proporcionaram momentos de surpresa e de espanto, de acordo com as histórias apresentadas: “O menino recompensado” e “Robertices”. Para além de visionarem excertos de teatro de Robertos, a forma entusiástica com que a Patrícia Amaral narrou as histórias, bem como a sua de expressão facial e corporal, permitiram aos alunos terem acesso a novos e diferentes registos de leitura/dramatização. Momentos hilariantes houve em que os alunos se envolveram com as histórias e os personagens, sentindo prazer em representar para os presentes.
Uma vez que o hábito da leitura é muito importante para o desenvolvimento da criança e também o caminho mais curto para aceder a múltiplos conhecimentos, as atividades realizadas na biblioteca escolar pretenderam sensibilizar os alunos para a importância do teatro na formação e no desenvolvimento da criança, no seu modo de pensar, sentir e agir diante das circunstâncias da vida.


Sem comentários: