quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Autor do mês de novembro


Escritor norueguês, Jostein Gaarder nasceu na cidade de Oslo em 1952. Filho do presidente do conselho diretivo de uma escola e de uma professora, também escritora de livros para crianças, estudou na Katredalskole da sua cidade natal. Concluído o ensino secundário, ingressou na Universidade de Oslo, onde estudou Teologia e Línguas Escandinavas. 

Casou-se em 1974 e começou então a escrever, colaborando na feitura de manuais escolares de Filosofia e Teologia. Em 1981 mudou-se para a cidade portuária de Bergen, onde passou a ocupar a posição de professor de Filosofia numa escola secundária. 

Em 1986 publicou a sua primeira obra de ficção, uma recolha de contos intitulada Diagnosen og Andre Noveller . Seguiram-se dois livros para crianças, Barna Fra Sukhavati (1987) e Froskeslottet (1998). 
No ano de 1990 apareceu Kabalmysteriet , obra narrada por Hans Thomas, um jovem de doze anos de idade, e que venceu dois prémios literários, um atribuído pelo Ministério dos Assuntos Culturais e Científicos norueguês, e o outro pelo Núcleo de Críticos Literários do mesmo país. 
Jostein Gaarder consagrou-se como escritor a nível internacional quando, em 1991, publicou Sofies Verden (O Mundo de Sofia ), obra que veio a constituir um enorme sucesso, acabando por ser traduzida para cerca de meia centena de idiomas.

Sem comentários: