quarta-feira, 14 de outubro de 2015

História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar


O livro História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar, de Luís Sepúlveda,  recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, para os 7os anos, para leitura orientada na Sala de Aula, tem sido apresentado aos alunos de todos os 7os anos do agrupamento.
Esta é a história de Zorbas, uma gato grande, preto e gordo. Um dia, uma formosa gaivota apanhada por uma maré negra de petróleo deixa ao cuidado dele, momentos antes de morrer, o ovo que acabara de pôr.
Zorbas, que é um gato de palavra, cumprirá as duas promessas que nesse momento dramático lhe é obrigado a fazer: não só criará a pequena gaivota, como também a ensinará a voar. Tudo isto com a ajuda dos seus amigos Secretário, Sabetudo, Barlavento e Colonello, dado que, como se verá, a tarefa não é fácil, sobretudo para um bando de gatos mais habituados a fazer frente à vida dura de um porto como o de Hamburgo do que a fazer de pais de uma cria de gaivota...
Com a graça de uma fábula e a força de uma parábola, Luís Sepúlveda oferece-nos neste seu livro uma mensagem de esperança de valor literário e poético.
Esta interação da Biblioteca Escolar com o currículo de português pretende motivar os alunos para a leitura e compreensão da obra.


Sem comentários: